quarta, 28 de fevereiro de 2024
Geral
07/11/2023 | 09:41

Operação das barragens de contenção de cheias garante segurança no Vale do Itajaí

As barragens de contenção de cheias representam um sistema de defesa fundamental para as comunidades do Vale do Itajaí. Elas têm a capacidade de armazenar grandes volumes de água durante as chuvas intensas e liberá-los de forma controlada, evitando assim inundações catastróficas. Além disso, desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio ambiental da região.
 
Para que essas estruturas funcionem de maneira eficaz, é essencial que sejam operadas adequadamente. É nesse contexto que o Manual Orientativo de Operação, disponível no site da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), se torna essencial, fornecendo informações detalhadas sobre os procedimentos de operação, manutenção, monitoramento e segurança das barragens.
 
Operação das barragens do Vale
 
O processo de abertura das comportas das Barragens de contenção de cheias do Vale do Itajaí teve início nesta terça-feira, 7, às 08h30, quando foi realizada a abertura da primeira comporta na Barragem Sul, em Ituporanga. De acordo com a hidróloga da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Graciane Vivan Pomatti, o nível do rio em Rio do Sul estava a 6,70 metros, já se aproximando dos 6,50 metros, “a partir desta cota o fluxo de escoamento dos rios em Laurentino e Rio do Oeste passa a ficar mais favorecido”, declarou.
 
O nível em Rio do Oeste está em 7,68 metros, acima da cota de emergência. O município fica livre de áreas afetadas quando o rio está abaixo dos 6,50 metros. Já em Laurentino o nível está em 7,70 metros e estará sem áreas afetadas quando o nível do rio estiver abaixo dos 7 metros. No município de Taió, o rio está em 6,27 metros, abaixo da cota de emergência de 7 metros. No decorrer do dia serão abertas as demais comportas de Ituporanga, visando manter o nível do rio em Rio do Sul o mais próximo possível dos 6,50 metros.
 
Na Barragem Oeste, em Taió, a operação das comportas terá início assim que o nível do rio em Rio do Oeste estiver em 7 metros. A sequência de abertura das comportas e do canal extravasor será realizada de forma a manter o nível do rio em Rio do Oeste próximo dos 6,50 metros, e em Taió próximo dos 7 metros a 7,50 metros. Estas manobras visam proporcionar o máximo do esvaziamento das barragens do Alto Vale do Itajaí, mantendo a segurança dos municípios.
 
Atualmente, a Barragem Sul encontra-se com duas comportas abertas, capacidade de armazenamento em 104,81%, nível de reservatório em 31,28m (IBGE 401,28m) e um vertimento de 28cm. Por outro lado, a Barragem Oeste, permanece com sete comportas fechadas e apresenta nível do reservatório em 23,78 metros (IBGE 362,78), com uma ocupação aproximada de 105,45% e um vertimento de 48cm.
 
Ainda durante o período da manhã, às 11h48, também ocorreu a abertura de uma das comportas da Barragem Norte em José Boiteux. O nível do rio em Blumenau estava em 4,36 metros apresentando condições favoráveis para a abertura. A Barragem Norte, está com uma comporta aberta e outra fechada e possui uma ocupação de aproximadamente 81%. A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante todos os procedimentos.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS