domingo, 03 de março de 2024
Geral
07/11/2023 | 09:38

Governo do Estado seleciona pesquisa para reforçar segurança de pescadores com o uso de GPS em embarcações e coletes salva-vidas

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
 
SCTI lança desafio para formulação de Estudo Técnico Preliminar para solucionar necessidade da categoria
 
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) lançou um desafio para formulação de um estudo para monitorar pescadores por meio de GPS em embarcações e coletes salva-vidas. A demanda é da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca. O processo será feito pelo InovaLab SC, o Laboratório de Inovação do Governo do Estado.
 
O monitoramento de embarcações e coletes proporcionará mais segurança em casos de resgate, busca e salvamento. Isto permitirá a localização mais rápida dos barcos em situações de emergência e aumentará as chances de salvar vidas. O desafio está aberto para empresas interessadas. As inscrições podem ser realizadas até o dia primeiro de dezembro de 2023, pelo site.
 
“O projeto é um grande avanço na proteção dos pescadores e suas embarcações. Apresentamos a problemática e buscamos solução para salvaguardar a vida dos pescadores catarinenses. Agora vamos evoluir para apresentação de ideias que tenham custo baixo para que possamos promover a segurança de nossos pescadores”, comenta Tiago Bolan Frigo, secretário de Aquicultura e Pesca.
 
As tratativas entre Secretaria da Aquicultura e Pesca e a SCTI começaram em setembro, quando foi relatada a necessidade de solucionar uma antiga queixa da comunidade pesqueira artesanal e Santa Catarina: o investimento em uma tecnologia mais eficiente para garantir mais segurança aos cerca de 21.541 pescadores artesanais que trabalham com licença no litoral catarinense.
 
“A tecnologia está aqui para isto: promover inovação que impacte positivamente na vida das pessoas. A SCTI tem a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado através da criação de políticas públicas, mas o governador Jorginho Mello também nos deu a missão de usar a tecnologia para oferecer soluções para todas as secretarias e os órgãos que compõe o Governo e, consequentemente, melhores serviços para a sociedade”, destaca o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
 
A partir das inscrições, a equipe do Laboratório de Governo realiza uma pré-seleção para ver se há compatibilidade com o desafio apresentado. O próximo passo inclui pitches entre representantes das empresas e da Secretaria da Pesca, que irá escolher qual empresa se encaixa melhor para prestar o serviço e resolver o problema apresentado.
 
Outras informações sobre o desafio serão prestadas através do e-mail gerig@scti.sc.gov.br
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS