quarta, 28 de fevereiro de 2024
Educação
07/11/2023 | 09:30

Itajaí inicia período de matrículas e rematrículas na Rede Municipal de Ensino para 2024

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao período de matrículas e rematrículas na Rede Municipal de Ensino. A novidade é que as matrículas para 2024 serão realizadas de forma on-line para todos os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e também para novos alunos. Para a Educação Infantil, o processo segue no formato presencial, já a partir desta terça-feira (07).
 
Para auxiliar a população, a Secretaria Municipal de Educação lançou edital com todas as orientações e a documentação necessária para cada um dos níveis de ensino – da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O documento está disponível para download no fim desta página. Ao todo, aproximadamente 42 mil alunos estudam em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
 
“Nosso objetivo com as matrículas on-line no Ensino Fundamental é diminuir as filas presenciais, proporcionando maior conforto para as famílias neste processo, além de garantir acesso igualitário na escolha das vagas. As rematrículas de alunos que seguirão na mesma unidade de ensino já são realizadas automaticamente. O sistema on-line visa acelerar principalmente as matrículas da pré-escola para o Ensino Fundamental, que são o maior número. No ano letivo de 2022, por exemplo, foram mais de 3 mil matrículas nestas turmas”, destaca a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
Educação Infantil segue com matrículas presenciais
 
As rematrículas para a Educação Infantil seguirão de forma presencial e terão início a partir desta terça-feira (07). O período vai até dia 17 de novembro.
 
De 06 a 15 de dezembro de 2023, inicia a matrícula de novos alunos nas unidades de Educação Infantil. Esse processo, obrigatoriamente, deverá respeitar a classificação do Programa Fila Única.
 
Matrículas on-line para o Ensino Fundamental
 
As matrículas para os alunos que vão para o 5º ano do Ensino Fundamental em 2024, ou para aqueles que vão para o 4º ano na Escola Isolada Clarindo Sebastião Cunha, no Espinheiros, começam na próxima segunda (13) e vão até quinta-feira (16). O período é válido para os alunos que já frequentavam as unidades municipais em 2023.
 
Já para os estudantes que iniciam o 1º ano do Ensino Fundamental em 2024, vindos de unidades da Educação Infantil do Município ou de creches conveniadas, as matrículas internas serão de 21 a 24 de novembro.
 
A matrícula para os alunos novos, ou seja, que não estudavam na Rede Municipal, inicia em 11 de dezembro e segue até 14 de dezembro em duas etapas. A primeira é via internet para a realização da matrícula on-line. A segunda é a apresentação presencial dos documentos exigidos no edital até o dia 15 de dezembro de 2023.
 
Após os processos de matrícula, as vagas remanescentes ficarão disponíveis, presencialmente, nas unidades de ensino, a partir do dia 01 de fevereiro de 2024.
 
As rematrículas para o ano letivo de 2024, dos alunos do Ensino Fundamental (Anos iniciais e finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão realizadas pelos secretários escolares, pelo sistema educacional Erudio, mediante atualização cadastral. Já as novas matrículas para alunos da EJA ocorrerão a partir do primeiro dia letivo de 2024.
 
Como funcionará o processo de matrícula on-line:
 
Os pais e responsáveis pelos estudantes do Ensino Fundamental devem realizar a matrícula ou rematrícula on-line. O processo acontecerá inicialmente no portal educacao.itajai.sc.gov.br, no ícone MATRÍCULA ON-LINE, que será disponibilizado a partir das 9h de 13 de novembro. O site estará disponível para web e celular, permitindo acesso de qualquer aparelho com internet.
 
Após o cadastramento no site, o qual garante a vaga no período e na instituição disponível selecionada, será necessário ir presencialmente à unidade escolar para entrega dos documentos.
 
O uso da tecnologia deve promover acesso igualitário, sendo mais justo do que o formato presencial. O Município disponibiliza 205 pontos de rede Wi-fi Livre gratuitos pela cidade para auxiliar no acesso ao sistema. Além disso, locais públicos como a Biblioteca Municipal disponibiliza computadores que podem ser utilizados para realização da matrícula para quem não tiver acesso à internet. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS