O cuidado com a saúde masculina é o principal foco de conscientização no mês de novembro. A Secretária de Saúde de Camboriú aderiu a campanha do Novembro Azul, que faz parte do mês mundial de combate ao câncer de próstata. A partir desta quarta-feira, dia 1°, serão realizadas diversas atividades de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também estão previstas ações de orientação aos servidores de algumas Secretarias do município. As atividades serão promovidas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
“O Novembro Azul é mais do que uma cor, é um movimento que destaca a relevância da saúde masculina. Esta campanha anual visa quebrar tabus e incentivar os homens a cuidarem de si mesmos, realizando exames e adotando um estilo de vida saudável. Ao participar desta campanha, estamos investindo no nosso futuro e na qualidade de vida de todos os homens”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
Todo homem com mais de 40 anos de idade tem o compromisso de fazer uma avaliação para a prevenção do câncer de próstata. Existem dois exames para a detecção do câncer. Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer e outras doenças benignas da próstata. Exame de toque retal: nesse exame o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral do órgão.
O encaminhamento para esses exames é feito pelo médico clínico-geral na UBS de referência do morador. O tratamento para o câncer de próstata é oferecido, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Câncer de próstata:
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil. Embora seja uma doença comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem ameaça a vida do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Sinais e sintomas:
Dificuldade para urinar;
Demora em começar e terminar de urinar;
Sangue na urina;
Diminuição do jato de urina;
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Fatores de risco:
Ter mais de 50 anos;
Histórico familiar de câncer;
Falta de exercícios físicos;
Sobrepeso;
Má alimentação;
Fumar.