sexta, 23 de fevereiro de 2024
Política
01/11/2023 | 08:53

Entidades de Itajaí se manifestam contra aumento da verba de gabinete na Câmara de Vereadores

O Conselho das Entidades, formado por 17 entidades representativas de Itajaí região vêm a público manifestar seu total repúdio ao projeto de lei complementar nº 26/2023, protocolado na Câmara de Vereadores de Itajaí, que prevê o aumento da verba de gabinete dos parlamentares municipais para R$ 31.700,00 por mês, além da possibilidade de contratação de mais dois assessores para cada gabinete.
 
Consideramos esse projeto um desrespeito com a população itajaiense, que enfrenta uma grave crise econômica e social, agravada pela instabilidade do porto da cidade. Não há justificativa plausível para que os vereadores aumentem seus gastos com verba de gabinete, enquanto os demais setores da sociedade sofrem com a falta de recursos, de empregos e de serviços públicos de qualidade. Além disso, acompanhamos as inúmeras abordagens para que o executivo reduza e reveja os gastos por conta da situação do porto.
 
O argumento de que esse modelo segue o que já é adotado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e em inúmeras Câmaras de Vereadores, como a do município de Florianópolis, não se sustenta. Cada poder legislativo deve adequar sua estrutura à realidade local, respeitando os princípios da moralidade, da eficiência e da economicidade. Além disso, o fato de que outras casas legislativas praticam valores exorbitantes não significa que isso seja correto ou necessário.
 
Também não nos convence a alegação de que a cidade de Itajaí cresceu e requer mais profissionais para atender as demandas. O que a cidade precisa é de vereadores comprometidos com o interesse público, que fiscalizem o Executivo, que elaborem leis relevantes e que dialoguem com a sociedade. Não é aumentando o número de assessores ou a verba de gabinete que os vereadores vão melhorar sua atuação ou aproximar-se dos cidadãos.Esperamos que os parlamentares tenham sensibilidade e responsabilidade com o momento atual, e que priorizem as demandas coletivas em detrimento dos interesses corporativos.
 
As entidades representativas, reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Itajaí e região, e se colocam à disposição para contribuir com o debate público sobre as questões que afetam a cidade e seus habitantes.
 
Associação Empresarial de Itajaí – ACII 
Observatório Social de Itajaí
Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis – SINCOMBUSTÍVEIS
Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas de Itajaí e Região - SEVEÍCULOS
Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região - Sindicont 
Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina – SINDITRADE
Sindicato do Comércio Varejista – SINDILOJAS
Intersindical Patronal de Itajaí
Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL
Itajaí Convention Bureau
Sindicato Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina – SINDAESC
Associação dos Distribuidores e Atacadistas Catarinenses – ADAC
Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu – AMFRI 
Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Itajaí
Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras - SINDMAD
Sindicato do Comércio Atacadista de Itajaí e Região – SINCADI

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS