sexta, 23 de fevereiro de 2024
Educação
31/10/2023 | 10:35

Mundo Senai atrai jovens e adultos para o universo do mercado de trabalho na indústria em Itajaí

Centenas de jovens e adultos passaram pelas unidades do Senai em Itajaí e tiveram a oportunidade de ter acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição ligada à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Com a proposta de apesentar um mundo de oportunidades na indústria e levar aos jovens e à comunidade conhecimentos sobre carreiras, a visitação integrou a programação nacional do Mundo Senai, realizada em todo o País. De acordo com Luciana Vier, supervisora de qualificação do Senai Itajaí, o Mundo Senai é muito importante para os jovens, principalmente, porque apresenta diferentes oportunidades de cursos que o Senai oferece.
 
Conforme o Mapa do Trabalho, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria catarinense demanda a capacitação de mais 800 mil trabalhadores entre 2023 e 2025. Além de manter as atividades tradicionais, os profissionais do setor precisam estar capacitados para protagonizar a reinvenção da indústria, a transformação digital e a inserção na industrialização – ou indústria 4.0 – mantendo elevados padrões de produtividade e a constante redução de custos.
 
A visitação foi realizada nos laboratórios, oficinas de logísticas, oficinas de usinagem e de solda. Durante a visitação, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o resultado da aprendizagem dos estudantes do Senai que, por exemplo, criaram a “dalluy_acessorios”, uma loja virtual totalmente formatada por alunos do segundo módulo do curso profissionalizante.
 
De acordo com o professor Ricardo Correa, os estudantes passam por todas as etapas de um plano de negócios e participam de oficinas de currículos e projeto de vida e carreira. Entusiasta da cultura maker, a professora Kelly Souza explica que os alunos da iniciação profissional também são orientados a trabalhar com sustentabilidade e a utilizar as novas tecnologias em benefício do desenvolvimento econômico.  Eles utilizam as diversas ferramentas que o Senai oferece para criar objetos e saírem preparados para o mercado de trabalho. De acordo com o professor Junancir da Silva, da Escola Básica Afonso Niehues, a visitação ao Mundo Senai é muito importante para que os estandes tenham a oportunidade de conhecer as oportunidades de trabalho que o mercado oferece. “Abre muito a mente deles”, completou. 
 
No campo da logística, atividade econômica que é destaque em Itajaí e região, um dos destaques da mostra a ferramenta de RFID, dispositivos que, por exemplo, permite fazer a leitura dos itens de uma embalagem sem a necessidade de abri-la ou mesmo identificar a localização exata de uma mercadoria em um depósito. Para aqueles que já atuam na indústria e querem se aperfeiçoar com novos cursos, o Mundo Senai também foi uma oportunidade para conhecer toda estrutura da instituição e participar de palestras e oficinas como a de solda a laser.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS