sexta, 23 de fevereiro de 2024
Cultura
31/10/2023 | 10:34

Herbário Barbosa Rodrigues é tema de cartilha sobre Patrimônio Cultural

A edificação do Herbário Barbosa Rodrigues, localizado em Itajaí (SC), foi tema da cartilha “Educação Patrimonial: a sociedade em defesa do seu patrimônio cultural” desenvolvida pelos membros do projeto de extensão Arquitetura e Cidades Saudáveis, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Alunos matriculados no 4º ano do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) foram os primeiros a ter acesso ao conteúdo, que foi apresentado na quinta, 26.
 
O coordenador do projeto, professor Rudinei Carlos Scaranto Dazzi, conta que a ideia de produzir uma Cartilha promovendo a educação patrimonial surgiu a partir de uma conversa com os colegas docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Barbosa e Alessandra Devitte. Após as etapas de pesquisa e organização, as atividades foram executadas com o auxílio de 12 alunos bolsistas do projeto e mais três voluntários.
 
“A escolha do Herbário Barbosa Rodrigues como tema dessa Cartilha se deu tanto por sua história e importância para Itajaí, como patrimônio arquitetônico e cultural, quanto pelo fato do escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, o Etau, estar como responsável pelo projeto de restauro do imóvel. A equipe está trabalhando para devolver o imóvel à sociedade de Itajaí como um elemento de grande importância, não só para a paisagem urbana e a questão arquitetônica, mas por todas as questões científicas e culturais que envolvem o local”, comentou Dazzi.
 
Nesta primeira ação, cerca de 100 estudantes, de quatro turmas do CAU, participaram das atividades que envolveram a pintura de construções históricas e caça-palavras. De acordo com o coordenador da iniciativa, o intuito é que o conteúdo seja trabalhado em mais turmas do CAU e também de escolas da rede municipal e estadual da cidade. “Foi muito interessante observar a interação das crianças, elas se mostraram muito curiosas e criativas.”, destacou o professor.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS