O Município de Itajaí conta agora com uma equipe especializada em geriatria para atender os idosos de forma ágil e personalizada. O SUS da cidade oferece a especialidade, mas essa é a primeira equipe estruturada no município para análise de casos e atendimento à população. Em menos de um mês, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu zerar a fila de espera para consultas em geriatria.
A equipe, que atua no Centro de Referência Médica (CRE) São Judas, conta com três médicos especialistas em geriatria, um clínico geral, uma enfermeira e um técnico de enfermagem para atender aos idosos. Toda quarta-feira, o grupo se reúne para discussão do tratamento necessário para cada paciente e, com isso, consegue agilizar os atendimentos de quem está na fila de espera. Também participa das reuniões uma assistente social da Secretaria de Saúde.
Para ser encaminhado à equipe especializada, o idoso precisa atender alguns critérios. Entre os requisitos estão: ter quatro ou mais comorbidades, ter tido perda de peso não intencional de 4,5 quilos ou 5% do peso total nos últimos seis meses, intervenções hospitalares frequentes, morbidade parcial ou total, déficit de memória e perda de funcionalidade.O encaminhamento é realizado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro.
Os pacientes atendidos ainda recebem a carteira de idoso do Município, que descreve as fragilidades e necessidades especiais. No futuro, a intenção é que a equipe se torne multidisciplinar, com a inclusão de nutricionista, fisioterapeuta e outras especialidades.
“Esse é o primeiro passo de um projeto que vai ofertar um atendimento mais personalizado para os nossos idosos. Com essa equipe especializada em geriatria eles terão uma qualidade de vida ainda melhor”, destaca o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.
Fonte: Secom Itajaí