domingo, 03 de março de 2024
Geral
28/10/2023 | 10:05

Confira o horário de funcionamento e limpeza dos cemitérios de Itajaí durante feriado de Finados (02)

Devido ao feriado de Finados, na próxima quinta-feira (02), a Secretaria de Obras de Itajaí orienta a população quanto às alterações de horário e para limpeza das sepulturas nos cemitérios da cidade. A manutenção dos túmulos deve ser feita até terça-feira (31) e, para facilitar o trabalho das pessoas, serão instalados novos pontos com torneiras.
 
Em ambos cemitérios, dos bairros Fazenda e Espinheiros, os portões estarão abertos das 6h às 19h durante a quarta (01) e quinta-feira (02). A alteração busca organizar o grande fluxo de pessoas nos cemitérios municipais durante o feriado. Agentes de trânsito também estarão nos locais para organizar o trânsito e circulação dos veículos.
 
A administração dos espaços não terá alterações e funcionará em horário normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 durante o feriado.
 
Prevenção à dengue
 
O Município também orienta a população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, nos cemitérios. É importante que os visitantes tirem recipientes ou pequenos depósitos que possam acumular água dos túmulos. Estes locais favorecem a formação de criadouros.
 
O Programa de Controle da Dengue de Itajaí alerta ainda que o tempo chuvoso e as temperaturas elevadas favorecem a proliferação do mosquito. Portanto, é necessário substituir as flores naturais pelas artificiais e retirar pratos e embalagens plásticas dos vasos.
 
Os cemitérios da cidade contam com placas de orientação. Os locais também recebem monitoramento quinzenal dos agentes de combate a endemias e na quarta-feira (01) haverá uma ação de conscientização dos visitantes sobre o combate à dengue.
 
“O maior cemitério de Itajaí, localizado no bairro Fazenda, já apresentou focos positivos do mosquito da dengue neste ano. Portanto, é essencial que a população tome os cuidados preventivos e evite a colocação de recipientes que possam acumular água nos túmulos”, ressalta o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
 
Confira dicas importantes de prevenção da proliferação do mosquito nos cemitérios:
 
• Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
• Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
• Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
• Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores, pois elas acumulam água;
• Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
• Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
• Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
• Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir escoamento da água.
 
Confira o horário das missas de Finados:
 
Cemitério da Fazenda:
Quinta (02) - 08h - 10h30 - 15h - 17h30
 
Cemitério dos Crisântemos:
Quinta (02) - 09h
 
Cemitério Vaticano:
Quinta (02) - 09h
 
Igreja Santo Antônio - Espinheiros:
Quinta (02) - 08h - 10h - 15h 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
01/03/2024
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS