sexta, 23 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente
27/10/2023 | 09:16

Mutirão de limpeza transforma lixo em brinquedos para doação em Itajaí

A 4ª Semana Lixo Zero Itajaí será realizada entre os dias 20 à 28 de outubro para instituições, empresas e público em geral que se inscreveram para participar do maior evento de mobilização socioambiental do país. Uma das ações está programada para sábado, 28 de outubro, das 8h às 11h na Marina Itajaí, com estimativa de reunir cerca de 100 voluntários para realização de mutirão de limpeza no rio Itajaí-Açu, ginástica laboral, oficinas e palestras relacionadas à sustentabilidade. A ação é para todos que quiserem participar e não é preciso fazer nenhuma inscrição.
 
“Em parceria com a empresa Eco Local, este ano faremos a coleta de materiais recicláveis retirados das praias e do rio Itajaí-Açu para transformá-los em brinquedos. A intenção é distribuir os brinquedos para os alunos do Parque Dom Bosco no final do ano. Estamos muito felizes em participar e apoiar uma iniciativa socioambiental como essa, extremamente necessária, pois trata-se de mais uma ação no município de Itajaí que visa conscientizar a população na gestão e produção de resíduos. Todo movimento que é realizado para tornar as cidades mais limpas e sustentáveis, merece todo o apoio da sociedade”, comenta Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.  
 
Desde o início das suas operações, a Marina Itajaí participa e promove ações sustentáveis com objetivo de minimizar os impactos ambientais, e incentivar a população para uma melhoria contínua na sustentabilidade do município. O evento conta com o apoio da Bonet Madeiras e Papéis, que, assim como a Marina, tem foco em sustentabilidade e respeita o meio ambiente em todos os processos. “Na Bonet nós produzimos a própria energia, por meio de recursos hídricos, o papel é feito com matéria-prima renovável, a resina aplicada é uma solução sustentável para substituir o uso do polietileno (PE) e a impressão será feita com polímeros que não agridem o meio ambiente. Então, para nós é muito importante apoiarmos eventos como esse que refletem na preservação ambiental e que contribuem para conscientizar um número maior de pessoas”, explica o presidente da Bonet Madeiras e Papéis, Paulo Bonet. 
 
A iniciativa é organizada pelo Coletivo Itajaí Lixo Zero, em parceria com o Município de Itajaí, através do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretaria da Educação, Marina Itajaí, Rastro Sustentabilidade e Gomes da Costa. Com o objetivo de discutir a gestão de resíduos nos municípios com todos os setores da sociedade, a ação ainda propõe soluções para diminuir a problemática e ressaltar a importância da participação da sociedade em ações deste segmento, para avançar cada vez mais para um futuro sustentável para todos.
 
Com as últimas 3 edições, a Semana Lixo Zero Itajaí contabilizou mais de 100 atividades gratuitas em diversas regiões do município, com o envolvimento de mais de 30 instituições e a colaboração de mais de 100 voluntários. Entre as ações realizadas, os mutirões de limpeza contribuíram para retirar mais de 5 toneladas de resíduos das ruas, mangues e praias. A Semana Lixo Zero é idealizada em mais de 300 cidades de todas as regiões brasileiras, com apoio de organizadores locais. 
 
Confira a programação:
Data: 28/10 das 8h às 11h;
Onde: Marina Itajaí
8h: recepção com café da manhã
8h30: início da oficina da Eco Local e dança dos alunos do Parque Dom Bosco
9h: ginástica laboral com o Leandro da academia Studio Remo e início do mutirão
 
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Brazero Garcia, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.
Mais informações: https://www.marinaitajai.com/

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS