segunda, 26 de fevereiro de 2024
Geral
24/10/2023 | 18:11

Polícia Científica fará mutirão para emitir carteiras de identidade à população atingida pelas chuvas

Dentro do pacote de medidas lançado para ajudar famílias e empreendedores catarinenses impactados pelas recentes chuvas, o Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira, 24, a realização de um mutirão da Polícia Científica (PCI) para emissão de carteiras de identidade nos municípios que se encontram em estado de calamidade pública. Com o auxílio de uma unidade móvel de atendimento, na próxima semana o órgão pericial estará em Taió, Rio do Oeste e Laurentino, além de reforçar sua atuação na unidade de Rio do Sul.
 
A perita-geral da PCI, Andressa Boer Fronza, explica que a iniciativa é extremamente importante para disponibilizar a carteira de identidade aos atingidos, sem dificuldades e sem ter que se deslocar para outras cidades nesse momento. A gestora destaca ainda que o documento de identificação é fundamental ao pleno exercício da cidadania, garantindo acesso a direitos e benefícios sociais.
 
“A Polícia Científica de Santa Catarina desempenhou um papel fundamental ao realizar as perícias criminais, de medicina legal e identificação das vítimas afetadas pelos eventos climáticos. Agora é importante que a sociedade também esteja amparada no processo de recuperação de suas vidas, por isso, estamos buscando meios de facilitar ao máximo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos de saúde, auxílios e financiamentos”, conclui.
 
Considerando que pessoas de outras regiões atingidas pelos eventos climáticos também possam ter perdido seus documentos, a perita-geral Andressa Fronza anunciou ainda que, nos próximos dias, todas as unidades próprias do órgão emitirão o documento gratuitamente e sem agendamento prévio. Estima-se que as medidas possam atender até 6 mil vítimas das cheias. 
 
Mutirão itinerante
 
Com o objetivo de assistir cidadãos dos municípios do Alto Vale que decretaram estado de calamidade pública, na próxima segunda-feira, 30, a unidade móvel da Polícia Científica estará em Taió; na terça-feira, 31, em Rio do Oeste; e na quarta-feira, 01/11, em Laurentino. O atendimento na unidade móvel será das 9h às 12h e das 13h às 18h, por ordem de chegada e sem cobrança de taxa. Os locais ainda serão divulgados nos próximos dias. Os moradores de Rio do Sul serão atendidos pela unidade da PCI no município.
 
Para fazer a segunda via da carteira de identidade é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. O cidadão solteiro (nunca se casou) precisa apresentar a certidão de nascimento. Para casados, divorciados e viúvos é necessário apresentar a certidão de casamento com as devidas averbações. Serão aceitos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório, em perfeitas condições e sem plastificação. Também é preciso informar o CPF.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS