segunda, 26 de fevereiro de 2024
Geral
23/10/2023 | 16:27

Semana Lixo Zero Itajaí promove mais de 20 ações gratuitas

Falar de gestão de resíduos não é apenas para poder público. Cada pessoa, seja em sua residência ou trabalho, gera resíduo e é responsável por ele. Conhecer práticas sustentáveis, participar de ações e entender na prática o que fazer e como fazer faz parte das atividades que serão realizadas na Semana Lixo Zero Itajaí, que ocorre de 20 a 28 de outubro - sendo o maior evento de mobilização socioambiental do país. Toda a programação é gratuita.

A SLZ abre com a Exposição "Meu Lixo, Minha Responsabilidade", a partir das 8h. A ação faz parte do projeto “Agenda 2030: encontrandosoluções.com.vc”, desenvolvido com os alunos do 4º e 5º ano, da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, de Itajaí. Ela pode ser contemplada na Câmara de Vereadores da cidade.

Haverá ainda Feira de Trocas, palestras - que serão realizadas no Porto de Itajaí, no Hospital Infantil Pequeno Anjo, em escolas públicas, na Unidade Básica de Saúde do Imaruí  e outros locais. Destaque ainda para mutirões de limpeza e visitas técnicas na ETE Semasa, no Panaceia e na Cooperativa de Reciclagem - RECICLAVE. 

"A Semana Lixo Zero Itajaí é tradição. Já virou lei e agora faz parte do calendário da cidade. Isso só mostra a importância e urgência do debate sobre a gestão de resíduos da nossa cidade, sempre com muito profissionalismo, visão de futuro, valorizando as pessoas, o meio ambiente e fortalecendo a economia por meio da logística reversa", completa Arthur Rancatti, coordenador geral do Coletivo Itajaí Lixo Zero.

A Semana Lixo Zero contará ainda com mais de 60 pontos de coleta, que foram cadastrados em parceria com o INIS - Instituto Itajaí Sustentável e já fazem parte do Programa Descartaí durante o ano todo.

 

Diálogos Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero é um dos eventos âncora da Semana Lixo Zero

 

No dia 25 de outubro de outubro, quarta-feira, das 13h30 às 17h, o Coletivo Itajaí Lixo Zero, a Câmara de Vereadores de Itajaí e Instituto Itajaí Sustentável, promovem o seminário Diálogos Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero com dois painéis: Gestão e responsabilidade compartilhada de resíduos em Itajaí e SC; e Oportunidades e desafios da gestão de resíduos em Itajaí, que serão mediados por Marcel Ferrari – do Instituto Itajaí Sustentável e Sabrina Schneider – da Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores da cidade.

No encontro, haverá empresas, programas, cooperativas e poder público trazendo um olhar mais direcionado e aprofundado para a gestão de resíduos de Itajaí - lembrando que cada um tem um papel fundamental neste contexto. "É muito necessária a participação das cooperativas no Seminário, pois somos nós que efetivamente fazemos a reciclagem acontecer na nossa cidade. É importante para a cooperativa, para os cooperados e para o meio ambiente estarmos conectados com ações como esta para valorizar nosso trabalho e aumentar as taxas de reciclagem em Itajaí”, diz Marli Martins, presidente, diretora e fundadora da Reciclavale.

"A organização deste seminário é um exemplo tangível da capacidade da intersetorialidade em unir atores sociais em torno de um objetivo comum. Desejamos que seja o ponto de partida para um debate mais profundo sobre as questões de resíduos. A união dos setores tem o potencial de impactar positivamente a comunidade por meio do desenvolvimento de políticas públicas e parcerias sólidas que reflitam a realidade da cidade e necessidades de todos os segmentos",destaca Sabrina.

Para participar do seminário, basta se inscrever gratuitamente aqui.

Conheça os participantes:

 

Malu Pereira – Gomes da Costa

Engenheira Ambiental, pós-graduada em Engenharia de Processos e Qualidade, também Gestão Estratégica de Pessoas e Sustentabilidade. Atua há 10 anos na indústria de alimentos, sendo responsável técnica pela gestão de mais de 100 toneladas de resíduos por dia e pelo tratamento de 3.500 m³ de efluentes diariamente. Atualmente, é aluna de mestrado do curso de Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali.

Pablo de Ávila Saldo – Coordenador da A3P – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Engenheiro de computação (FURG), analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Foi gestor de Unidades de Conservação por 15 anos e atualmente é o coordenador nacional da A3P.

 

Deputado estadual Marquito - Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente

Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.

 

Arthur Rancatti – Itajaí Lixo Zero

Apaixonado por compostagem e reciclagem, é educador e consultor em Sustentabilidade e ESG, embaixador lixo zero há mais de 10 anos e coordenador geral do Coletivo Itajaí Lixo Zero.

 

Marli Martins – Cooperativa Reciclavale

Presidente, diretora e fundadora da Reciclavale, fundada em 2008. Trabalha com resíduos desde 2004 quando foi presidente da Cooperfoz. Atualmente, a Reciclavale atua em mais de 80 empresas em Itajaí e região, além de realizar projetos em parceria com o Instituto Federal de SC e Univali.

Valéria Basso Izaias – Recicla Itajaí/Ambiental

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC/CAV, atua como coordenadora do Programa ReciclaBC desde junho deste ano.

 

A Semana Lixo Zero Itajaí é apresentada por Gomes da Costa, patrocinada por Rastro Sustentabilidade e Exit, e conta com apoio do Hortifruti Direto do Campo, Instituto Itajaí Sustentável, Município de Itajaí, Marina Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí, Pequeno Anjo Hospital Infantil, Tai Rodrigues Comunicação Viva, Semana, Unificado, Câmara Sustentável, Movimento Nacional ODS, Porto de Itajaí, Agenda 21 Itajaí e Projeto Agenda 2030.

"A cultura Lixo Zero iniciou na Gomes da Costa através do programa Resíduo Zero já no ano de 2020 junto com o nosso Plano de Sustentabilidade. De lá para cá iniciou-se uma mudança cultural muito forte na gestão interna e externa da destinação dos resíduos sólidos. Em 2023 coroamos esse programa e todas as ações com a certificação Lixo Zero nas duas unidades fabris de Itajaí. Mas as atividades continuam e seguiremos aperfeiçoando a gestão dos resíduos sólidos cada dia a mais”,finaliza Malu Pereira.

 

A programação completa da Semana Lixo Zero Itajaí pode ser acessada em https://www.semanalixozero.eco.br/itajai


JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS