sexta, 01 de dezembro de 2023
Geral
21/10/2023 | 10:56

Em Mafra, governador Jorginho Mello autoriza a construção da nova torre do Hospital São Vicente de Paulo

Foto: Roberto Zacarias / Secom
 
Nesta sexta-feira, 20, foi realizada a assinatura da autorização de liberação de recursos para a construção da nova torre do Hospital filantrópico São Vicente de Paulo. Durante a cerimônia, o governador Jorginho Mello, ao lado da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, deu o sinal verde para o início da obra que irá duplicar a capacidade de atendimento da unidade e ampliar os serviços de média e alta complexidade na região do Planalto Norte e Nordeste.
 
O projeto receberá um investimento total de R$79,7 milhões ao longo dos próximos três anos, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Saúde.
 
“Nós vamos mudar a Saúde em Santa Catarina. Por isso estamos investindo nesse complexo que é referência no atendimento e cirurgias. Estamos trabalhando de forma dedicada e unindo esforços do Estado e municípios”, disse o governador
 
As obras estão previstas para começar dentro de 30 dias, a partir da assinatura do convênio, com previsão de conclusão em 30 meses.
 
O hospital São Vicente de Paulo é referência regional nos atendimentos eletivos e de urgência e emergência de média e alta complexidade para 13 municípios do Planalto Norte e mais 5 municípios do Nordeste de Santa Catarina.
 
“A expansão terá um expressivo impacto social e econômico, beneficiando os 400 mil habitantes do Planalto Norte e gerando mais de 500 empregos diretos. Quero agradecer todos os esforços e a forte dedicação do nosso governador Jorginho Mello e dos profissionais da saúde”, ressaltou a secretária de Estado da saúde Carmen Zanotto.
 
O presidente do Hospital, Valdecir Valoja de Collo, destacou a importância do projeto, afirmando que ele salvará vidas e vai melhorar significativamente o atendimento médico na região.
 
“Atingimos mais de 670 mil pessoas do Planalto Norte e Nordeste. A obra irá alavancar o número de cirurgias e ampliar a capacidade de atendimentos. A visita do governador Jorginho Mello e da secretaria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto representa a pontapé inicial e mostra a sensibilidade do Governo do Estado com a saúde da região”, declara Valdecir.
 
A estrutura
 
A nova torre, que contará com 11 pavimentos e uma área construída de 14,8 mil metros quadrados, aumentará a capacidade do hospital com 120 novos leitos de internação, incluindo 100 leitos clínicos e cirúrgicos, bem como 20 leitos de UTI geral para adultos. Isso dobrará a capacidade de internações clínicas e cirúrgicas, passando de 7.500 para 15.000 internações por ano.
 
Além disso, a estrutura oferecerá 12 salas de cirurgia e 16 leitos de recuperação pós-anestesia, que irão aumentar a capacidade para a realização de 12 mil cirurgias eletivas e de urgência, de média e alta complexidade, por ano. Contará também com um Centro de Esterilização de Materiais e Heliponto no pavimento superior da torre para agilizar a captação de órgãos e transporte aéreo de pacientes graves.
 
SUS representa 85% dos atendimentos
 
A unidade realiza anualmente, 10.000 internações, 6.000 cirurgias, 70.000 exames de imagem, 50.000 consultas especializadas, 18.463 atendimentos de Urgência e Emergência e 3.000 procedimentos de hemodinâmica, atendendo a uma parcela significativa de pacientes do SUS, com 85% dos atendimentos provenientes do sistema de saúde público.
 
Com uma população de abrangência de mais de 670 mil habitantes, atende 4 altas complexidades: Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia Intervencionista/Hemodinâmica/Eletrofisiologia e Cirurgia Vascular. Além de cirurgias em mais de 20 especialidades cirúrgicas de média complexidade.
 
Após a autorização para a construção da nova torre do Hospital São Vicente de Paulo, o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde passaram na Maternidade Dona Catarina Kuss que funciona há 51 anos na cidade e atende 100% SUS. Foi a primeira maternidade do Sul do país a receber o título da Unicef de Hospital Amigo da Criança.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
24/11/2023
17/11/2023
10/11/2023
03/11/2023

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS