quarta, 28 de fevereiro de 2024
Geral
20/10/2023 | 10:47

Defesa Civil dá início ao processo de abertura das comportas nas barragens de contenção de cheias

Com a diminuição das chuvas na região do Vale do Itajaí nos últimos dias, os rios em toda a bacia hidrográfica saíram dos níveis de emergência nos municípios de Taió, Rio do Sul e Laurentino. Apenas o município de Rio do Oeste permanece acima da cota de emergência, mas com previsão de saída neste sábado, 21. Com isso, na tarde desta sexta-feira, 20, foi iniciada a abertura de uma comporta da Barragem Sul, em Ituporanga, às 17h.
 
Desta forma, a Barragem Oeste, em Taió, segue com todas as sete comportas fechadas, e a Barragem Sul, em Ituporanga, está com uma comporta aberta e quatro comportas fechadas. Ao longo deste final de semana seguirão as aberturas graduais das comportas também na Barragem Oeste, em Taió. 
 
Cabe destacar que as aberturas de comportas são feitas de maneira gradual, sempre observando os níveis dos municípios de jusante, ou seja, abaixo das barragens, mantendo os rios em níveis seguros, onde o escoamento é favorecido. Ainda, vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante, no Alto e Médio Vale do Itajaí.
 
A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos Municípios.
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS