segunda, 26 de fevereiro de 2024
Cultura
19/10/2023 | 20:07

Conferência Municipal de Cultura é remarcada para o dia 28 de outubro

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itajaí ocorrerá no dia 28 de outubro (sábado), das 8h30 às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Av. Abraão João Francisco, 3855, bairro Carvalho). O evento, previsto inicialmente para o dia 07 de outubro, foi transferido por conta das chuvas e previsões climáticas para a região no período. Trata-se de uma etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. Para organização das atividades e certificação, os interessados que ainda não se inscreveram devem fazer a inscrição prévia neste link. A entrada é gratuita e aberta a todos.
 
O evento deve reunir artistas, produtores e gestores culturais para discutir sobre os rumos da cultura na cidade. A recepção e o credenciamento iniciam às 8h30 e às 9h ocorre a abertura oficial, seguida da aprovação do regimento interno da conferência. A temática desta edição acompanha a da conferência nacional “Democracia e Direito à Cultura” e será pautada na palestra de Alexandre Gouveia Martins, representante do Ministério da Cultura em Santa Catarina.
 
Ainda pela manhã, depois da palestra, haverá a divisão dos participantes em seis grupos para debater os eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
 
Haverá intervalo para almoço e às 13h30 retomam-se as atividades com apresentação dos resultados de cada eixo e aprovação das propostas que serão encaminhadas para as versões estadual e nacional dos debates. Está prevista também, para a tarde, a eleição dos delegados indicados para participarem da conferência estadual, em que devem ser eleitos até 5% do número total dos participantes da conferência municipal.
 
Após as discussões e construções coletivas, será elaborada e aprovada a carta de Itajaí, que trará dados, proposições e registros das deliberações, identificando ainda os delegados eleitos para a etapa estadual. A programação da conferência encerra com a leitura e aprovação da atualização do Plano Municipal de Cultura de Itajaí.
 
Confira a programação detalhada:
 
Manhã
08h30 às 09h - Recepção | Credenciamento
09h às 09h20 - Abertura Oficial | Protocolo Oficial
09h20 às 09h40 - Aprovação do Regimento Interno da Conferência
09h45 às 10h15 - Palestra “Democracia e Direito à Cultura” - Mediação: Alexandre Gouveia Martins, representante do Ministério da Cultura10h15 às 12h - Divisão em seis grupos para debater os eixos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 -Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais
 
Tarde
13h30 às 14h30 - Apresentação dos resultados de cada eixo
14h30 às 14h45 - Organização e execução da eleição dos delegados indicados para a Conferência Estadual (Eleitos até 5% do número de participantes)
14h50 às 15h - Elaboração e aprovação da carta de Itajaí
15h às 17h - Leitura e aprovação da atualização do Plano Municipal de Cultura de Itajaí | Encerramento
 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS