Boa notícia para o município de Penha. Nesta terça-feira (17), a cidade zerou a fila de espera para castração gratuitas de pets, em informação obtida pelo Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP), por meio do Programa de Bem-Estar Animal. Agora, todas as pessoas que procurarem o IMAP para o serviço – munidos de CPF, comprovante de residência e título de eleitor de Penha - já saem com data definida para castração.
Somente neste ano já foram realizadas 1033 castrações. Segundo o Superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco, para zerar a fila foram necessários diversos mutirões e uma força-tarefa de toda a equipe.
“Chegamos a fazer 300 castrações por mês, juntamente com os mutirões. A castração se apresenta como uma alternativa eficiente no controle populacional de cães e gatos, principalmente os de rua. Portanto, se você sabe de um cão de rua, independente se é macho ou fêmea, comunique o IMAP e prontamente iremos atendê-los também no serviço”, pontua.
Além da castração, o serviço já inclui o microchip: dispositivo minúsculo, colocado sob a pele do animal, com todos os dados que identificam o tutor e seu endereço.
“O microchip é outra alternativa muito bacana, principalmente para casos de desaparecimento. É como se fosse o CPF do animalzinho, garantindo segurança maior aos tutores”, finaliza.
Outros serviços
Além das castrações, o município também oferta atendimentos em clínica credenciada e serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos.
Para o atendimento veterinário, a clínica Vida Pets é a responsável. Os atendimentos são divididos em duas formas: para animais com tutores de baixa renda e animais de rua.
Para a primeira situação – esses para casos graves e que precisem urgentemente de atendimento - são 10 atendimentos gratuitos por mês, ofertando tudo o que for necessário: consulta, cirurgia e medicamentos. Para os animais de rua, não há limite de atendimento. Basta comparecer ao IMAP e é concedida a autorização, conforme a urgência do caso.
Já os serviços de resgate e fiscalização de maus tratos são realizados pelo Grupo de Operação e Resgate (GOR), empresa contratada pela Prefeitura que atua todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais.
As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP (Rua Duque de Caxias, 54 – Centro) e o GOR pode ser acionado através de ligações pelo contato (47) 9 99651-9961 ou whatsapp (47) 99969-8580.