sábado, 15 de junho de 2024
Turismo
20/09/2023 | 08:55

Com seis postulantes a serem santos em SC, SETUR cria Grupo de Trabalho para fortalecer o Turismo Religioso no Estado

O turismo religioso de Santa Catarina ganhará destaque dentro da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), por meio da reativação do Grupo de Trabalho (GT) que trabalhará com o apoio do Governo do Estado, ações de fortalecimento do setor. Pontos turísticos que queiram participar do movimento tem até o dia 18 de outubro para manifestar interesse em fazer parte do grupo e posteriormente serem beneficiados com ações de promoção institucional realizadas pela SETUR. 
 
De acordo com o Secretário de Turismo de Santa Catarina Evandro Neiva, novos pontos de turismo religioso foram inaugurados no estado, e ao lado do Santuário de Santa Paulina que já é referência,  Santa Catarina tem ampliado as possibilidades de rotas religiosas e é papel do Estado organizar o setor e divulgar esses destinos. “Queremos trazer esses atores que estão trabalhando com turismo religioso em uma mesa, por meio de um grupo de trabalho, para que a gente possa de forma concentrada e conjunta,  não entrando na particularidade de cada um deles, promover nosso estado também como destino do turismo religioso”, explicou. 
 
A reativação do GT do turismo religioso era uma reivindicação já antiga do setor que ganhou o apoio do Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, recém-inaugurado  em Ituporanga. Construído de forma privada, a diretora do parque religioso e responsável pela apresentação do projeto que efetivou a criação do GT Adriane Rengel,  explica que o local tem recebido visitantes de todo o país e tem auxiliado o estado a se consolidar como destino de fé no Brasil. “Ituporanga passou a integrar as rotas de turismo religioso no Estado, e já tem auxiliado a manter os peregrinos por mais dias em SC, e foi isso que nos motivou a buscar o apoio do Secretário Evandro Neiva para a promoção institucional do setor, apresentando possibilidades de rotas regionalizadas e também integrando as regiões”, comentou.
 
 
A SETUR já se comprometeu em estar presente na maior feira de produtos e serviços católicos da América Latina, que será realizada em julho do ano que vem em São Paulo. “Nós vamos estar na ExpoCatpolica do ano que vem, já com um estande do Estado de SC dando todo o suporte a todos que trabalham com o turismo religioso e que estarão nesse grupo de trabalho. Então já faço um apelo, os municípios que trabalham o turismo religioso e queiram participar desse grupo, procurem a Setur, que nós estaremos ai em outubro fazendo a reunião para definir os municípios que farão parte, para começar efetivamente os trabalhos e elaborar o material de promoção e divulgação”, afirmou o secretário. 
 
Além da participação da ExpoCatólica o projeto de fortalecimento do setor prevê ainda ativação da Pastoral do Turismo em SC, participação de forma representativa do setor nas demais feiras com participação da SETUR e realização de Famtour e encontros com agências de turismo de todo o país para apresentar os destinos religiosos do estado.
 
Estado tem seis catarinenses que podem virar Santos  
 
Santa Catarina que já tem o título de ter a primeira santa brasileira, com Santa Paulina, esta prestes a ter a primeira santa catarinense. Com processo adiantado de canonização e que pode ser concluído ainda em 2023, a Beata Albertina Berckenbrock pode ser tornar a primeira santa nascida em Santa Catarina. Natural de Imaruí, no  Extremo Sul, onde está localizado o Santuário em sua homenagem, milhares de fiéis já visitam o local para homenagear a menina que logo após ser assassinada foi considerada mártire.
 
Outros cinco processos a caminho da canonização estão em andamento no estado. Padre Aluísio em Jaraguá do Sul, Frei Egídio Moscini em Turvo, Frei Bruno em Joaçaba, Padre Léu em São João Batista e Marcelo Henrique Câmara em Florianópolis. 
 
 
Ao todo o estado possui pelo menos 30 destinos religiosos já consolidados, incluindo o Santuário de Santa Paulina que depois de Aparecida em São Paulo é um dos principais destinos religiosos do país. Igrejas, grutas e templos memoráveis como o Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus localizado na cidade de Içara e outros pontos com estruturas modernas como o Cristo Luz em Balneário Camboriú e o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor em Ituporanga que já é considerado o maior Parque Religioso do Estado. O local conta com a maior estátua do mundo em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Além disso a estrutura é composta pela única cruz panorâmica do Brasil e o maior Terço suspenso do mundo.
 
O estado catarinense tem também ganhado destaque com rotas de peregrinação estruturadas  O caminho mais antigo é o trecho conhecido como Amabilíssimo que liga Camboriú ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Recém-aberto na região do Alto Vale, e que também  tem destino a Santa Paulina, está o Caminho do Louvor, que com duas rotas liga o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor de Ituporanga até o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento. No litoral existe o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Florianópolis e na região Sul o Caminho Sagrado.

JORNAL IMPRESSO
14/06/2024
07/06/2024
31/05/2024
24/05/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS