Nesta quarta-feira (13), o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em alusão ao Dia Mundial da Sepse, promoveu três palestras direcionadas aos profissionais da saúde sobre os sinais e sintomas da Sepse, e também sobre as medidas de prevenção da infecção.
A Sepse é uma resposta desregulada do organismo a uma infecção pré-existente e pode se desenvolver a partir de uma infecção urinária, pulmonar, gastrointestinal, coração, infecção na pele, cerebral (como meningite), entre outros. Os sintomas desenvolvidos pela Sepse, são: pressão baixa, aceleração do coração, respiração rápida, febre, fraqueza, sonolência, diminuição de urina e também confusão. Em caso de identificação de algum desses sinais, é necessário buscar atendimento médico-hospitalar com o máximo de urgência, quanto mais rápido e assertivo for o início do tratamento, maiores são as chances de cura.
Os encontros em alusão ao Dia Mundial da Sepse ocorreram em três turnos diferentes, pela manhã, à tarde, e também haverá a conscientização no período noturno. A palestra tem como objetivo instruir ainda mais os profissionais da saúde para os riscos e os sintomas da Sepse, principalmente para as medidas de prevenção, como: a higienização das mãos, limpeza concorrente (higienização diária dos ambientes de assistência à saúde) e as barreiras máximas em dispositivos invasivos (higienização das mãos, utilização de gorros, máscaras e aventais estéreis).