Atividades infantis e culturais, comida boa e muita música. Esses são os elementos que marcam a segunda edição do Festival Diversidade Cultural, neste sábado (16), das 10h às 22h, na Praça Vereador Teodoro Sebastião da Costa, na Praia de Armação de Itapocorói. O evento é idealizado pela produtora Amanda Theo e Instituto Ecovida, em parceria com a Prefeitura de Penha, por meio da Fundação Cultural Picucho Santos e Secretaria de Turismo.
Esse é o primeiro evento após o Ponto de Cultura Ecovida, localizado na Praça e em vigor desde 2019, receber o selo nacional Cultura Viva, junto com a certificação federal. O Superintendente da Fundação Cultural Picucho Santos, Eduardo Bajara, destaca a conquista e reforça o apoio do Governo Municipal.
“Penha ganha mais um espaço de fomento, cursos, oficinas e atividades culturais, de forma reconhecida, à nível nacional. Esse espaço conta também com um centro de atendimento, o antigo ponto de Táxi, onde são expostos artigos artesanais dos artistas e artesãos e obras literárias de escritores de Penha e região, além de ser um posto de informações turísticas para os visitantes da cidade”, pontua.
Programação
O evento começa às 10h com as atividades infantis de contação de histórias, pintura facial e show de palhaçaria com as Palhaças da Casa. A partir das 11h, acontece a pastelada solidária, com pastéis fritos na hora e renda revertida aos projetos sociais da ONG Instituto Ecovida e apresentação da Banda Chico Estrada.
Às 13h, acontece o início da tarde de autógrafos com a Artista Plural TAYÁ que lançará seu livro "Leia-me nas Entrelinhas" e o misto de músicas brasileiras e afro uruguaias com o grupo Do Prata ao Mar.
Às 14h, terá a Roda de Capoeira com Beribazu com Contramestre Voz e Estagiária Tempestade, seguido do Candombe Uruguaio e Maracatu Brasileiro às 15h e ritmos afro-brasileiros característicos do Pará com a artista Ivana às 16h. Às 17h, terá o sorteio da rifa Ecovida.
No início da noite, às 18h, o espaço será do Sarau Maré Popular cujo lema é Arte, Cultura, Literatura e Expressão com microfone aberto. Às 19h, muito samba e MPB com Bianca Brito, seguido do DuoGarden com canções de samba, MPB, forró e pop. Por fim, às 21h, a Banda Matita Perê fará uma releitura das músicas da Legião Urbana.
Durante o evento acontecerá ainda a exposição “Raízes, uma homenagem aos 200 anos da Colônia da Nova Ericeira, estabelecida no litoral Norte Catarinense, fazendo a ligação entre os “homens” do mar no Brasil e em Portugal”, do artista Rafael Saldanha, além do stand de flash tattoo com as artistas Ligia Carolina com a técnica Handpoke e Thais Serpa do estúdio Maktub Tatoo.
Os visitantes contarão também com exposição literária e Sebo; Mostras Artísticas; Espaço de Artes e Artesanato, diversos quitutes, chopp artesanal e poderão conhecer as ONGS e projetos sociais da cidade.
O sistema de som do evento é feito em parceria com o grupo Tarrafa Elétrica e Tartaruga de Mamão, de Itajaí. O Festival terá cobertura da Rede Marazul e apoio do PenhaOnline, Economia Solidária – Fórum Praia Norte e O Peregrino Hostal.
Mais informações através do número (47) 98800-6315.