Entre os dias 13 e 15 de setembro a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai sediar a 10ªJornada Catarinense de Plantas Medicinais. O evento visa debater o uso, produção, pesquisa e comércio de plantas medicinais a partir de temas como o potencial da biodiversidade catarinense e o uso medicinal da Cannabis sativa, bem como as pesquisas científicas e os aspectos legais relacionados à planta.
As palestras vão abordar ainda a importância dos conhecimentos tradicionais, a política de plantas medicinais e fitoterápicos, práticas integrativas e complementares em saúde e um panorama dos projetos Farmácias Vivas no Brasil.
O evento, promovido pela Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM), acontece no teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, e vai reunir representantes de instituições de ensino, entidades e profissionais de todo o Estado.
Além das palestras, a programação contempla painéis, relatos de experiências, mentorias em grupo, apresentação de pôsteres, exposição de práticas e produtos, além do lançamento de livros e atrações culturais. O evento terá também nove minicursos sobre etnobotânica, fitoterapia racional, fitoterapia na prática clínica, cultivo orgânico de plantas medicinais, óleos essenciais, plantas silvestres, biotecnologia, medicamentos fitoterápicos e experiências com jardins e hortos terapêuticos.
“A 10ªJornada Catarinense de Plantas Medicinais é um evento de caráter multidisciplinar que busca a integração das diversas áreas que compõe essa cadeia produtiva, com foco no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Para a Univali é uma alegria sediar este evento pela segunda vez e poder promover a conexão de saberes profissionais, acadêmicos, culturais e econômicos de pessoas e organizações envolvidas com plantas medicinais em suas diversas dimensões e possibilidades”, afirma a coordenadora do evento, professora Angélica Garcia Couto.
A Jornada Catarinense de Plantas Medicinas tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e conta com o auxílio dos professores e pesquisadores do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Gestão de Políticas Públicas, Ciência e Tecnologia Ambiental, além do curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica, do Horto Medicinal e do programa de extensão Plante Saúde.
A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.