A moradora do município de Ilhota, Ana Ferreira Pinto, tornou-se, aos 110 anos, a paciente com mais idade a receber atendimento no Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (Sasa) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Na última sexta-feira, 18, a equipe do Sasa fez a entrega do aparelho auditivo para a paciente.
“O Sasa atende mais de 1.000 pacientes por mês, mas é impossível não nos emocionarmos com um caso como este. Ao adaptarmos o aparelho, observamos imediatamente uma mudança no comportamento na paciente, que apresentou-se mais falante e respondeu prontamente ao que lhe pediam. Foi um momento muito especial para a equipe e para a família”, destaca a responsável técnica pelo Sasa, professora Débora Frizzo Pagnossin.
Ana Ferreira Pinto é natural de Turmalina, em Minas Gerais, e mora há três anos em Santa Catarina. Ela iniciou o atendimento no Sasa em maio de 2023 e a entrega do aparelho auditivo aconteceu um dia antes da festa de comemoração de 110 anos da paciente.
Sasa
O Sasa é credenciado ao Ministério da Saúde desde 2005 e já realizou a adaptação de aparelhos auditivos em mais de 25 mil pessoas. O serviço é realizado por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Itajaí.
O Sasa atende pessoas de todas as idades que apresentam deficiência auditiva, realizando o diagnóstico, o fornecimento, a adaptação dos aparelhos e o acompanhamento dos pacientes a fim de minimizar os efeitos causados pela perda auditiva.
O serviço, referência no atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar, atende pacientes de 52 municípios do Vale, Médio Vale e Alto Vale do Itajaí. O serviço é vinculado ao curso de Fonoaudiologia e o local também é utilizado como campo de estágio para os acadêmicos.