As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Espinheiros e do Santa Regina disponibilizam grupos de convivência para pacientes encaminhados ao serviço de psicologia. Os encontros são semanais e ocorrem às quartas-feiras, das 9h30 às 11h30, na UBS de Espinheiros, e às sextas-feiras, das 9h às 11h, na UBS de Santa Regina.
A iniciativa visa combater o isolamento social dos usuários do serviço de psicologia, como estratégia para superar a depressão e a ansiedade. O objetivo é criar um ambiente que favoreça o encontro e a ampliação da rede social de apoio dos participantes, com a promoção de atividades culturais, sociais, educativas e de saúde. Atualmente, o projeto atende 30 pessoas. Não há restrição de idade e nem de gênero para participar dos grupos.
Durante os encontros, são realizadas integrações entre os membros, rodas de conversa e também trabalhos manuais, como costura. Além disso, estão em produção materiais para as campanhas de conscientização Setembro Amarelo e Outubro Rosa, que serão distribuídos para os usuários das unidades.
“Essas ações contribuíram bastante como estratégia de enfrentamento da depressão e da ansiedade. As pessoas acabam desenvolvendo a criatividade com os trabalhos manuais, além de promoverem a socialização e a autonomia. Desta forma, o projeto se mantém e fortalece ainda mais o vínculo comunitário”, destaca o psicólogo idealizador e coordenador do projeto, Ricardo Sanches.
O grupo do Espinheiros recebe os pacientes da própria UBS e também do bairro São Roque e do loteamento Portal 2. Já o grupo do Santa Regina acolhe os usuários do serviço de psicologia das UBSs Santa Regina, São Francisco de Assis e Salseiros.
A Secretaria de Saúde de Itajaí orienta ainda que pessoas com alguma queixa relacionada à saúde mental podem buscar auxílio na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Além de atendimento e orientação, as UBSs também podem realizar os encaminhamentos necessários para assistência ao paciente.
Fonte: Secom Itajaí