Gestantes, puérperas e lactantes de Camboriú tiveram uma tarde de aprendizado e confraternização nesta terça-feira, dia 1° de agosto. Na ocasião, a Secretaria de Saúde realizou o 1° Mamaço do município, em alusão ao Dia Mundial da Amamentação. A ação teve o objetivo de estimular esse ato que oferece diversos benefícios, como fornecer nutrientes essenciais, proteger contra doenças e fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. O Mamaço foi realizado no Parque Ecológico Cesino Bernardino, localizado no bairro Santa Regina.
A atividade foi executada pelas equipes do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Durante a ação, as mulheres puderam participar de rodas de conversa sobre o aleitamento materno, apreciar uma exposição de fotos e concorrer a brindes. Além dessas atividades, as mães e gestantes puderam tirar dúvidas e receber orientações de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, dentista, nutricionista, fonoaudióloga, psicólogo e fisioterapeuta.
“Ao reunir mães, especialistas e profissionais de saúde, esses eventos criam um ambiente de apoio e troca de experiências, incentivando uma cultura mais favorável à prática da amamentação. O estímulo à amamentação contribui para reduzir índices de doenças em lactentes, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho e fomentando um desenvolvimento saudável”, ressalta a coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.