quarta, 17 de abril de 2024
Educação
19/07/2023 | 21:07

Livro escrito por agente em educação especial de Itajaí concorre a prêmio editorial

O livro “Os Três Porquinhos e o Lobo Resfriado Durante a Pandemia”, escrito pela agente de apoio em Educação Especial de Itajaí, Leide Maiana Leite, concorre nesta sexta-feira (21) ao 1º Prêmio Editorial Casa 2023, em Curitiba (PR). A obra foi elaborada pela docente do Centro de Educação Infantil (CEI) Diva Vieira Abrantes, do bairro Espinheiros, durante a pandemia de Covid-19 para garantir a adaptação de um estudante autista.
 
A obra da agente é uma releitura da história de “Os Três Porquinhos”, pensada especialmente para o estudante autista Pedro Silva Rodrigues. Na época, em 2020, quando as aulas passaram a ocorrer on-line, a história foi contada em vídeo e postada no YouTube, onde o aluno teve acesso. “Como eu não sabia como o meu aluno reagiria ao me ver contando a história dos Três Porquinhos, resolvi fazer uma nova versão para explicar de forma lúdica o que era a pandemia do coronavírus”, contou a agente.
 
Depois da experiência, o conteúdo virou livro. “Eu posso dizer que o Pedro foi a minha grande inspiração para essa obra. Inicialmente a ilustração foi realizada por outro aluno também autista, Matheus Galdino, que também me auxiliou a alcançar outros patamares a partir da publicação da minha obra”, explicou Leide Maiana Leite.
 
A obra foi publicada em novembro de 2022 pela Editora Casa Kids, com a tiragem de mil exemplares e com ilustração de Gabrielli Masi, inspirada nos desenhos do aluno Matheus. O trabalho agora pode ser reconhecido editorialmente.
 
“Fiquei sabendo da indicação ao prêmio há pouco tempo. Para minha surpresa, a obra estava entre as 10 mais indicadas na categoria ‘Melhores Personagens’. Minha alegria foi imensa ao perceber que a ideia de ajudar meu aluno autista a entender o que estávamos passando durante a pandemia foi tão longe, recebendo esse reconhecimento valioso e alcançando tantos outros leitores”, comemorou a agente de apoio em Educação Especial. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS