Nesta semana, a Itajaí Criativa - residência artística será cenário do curta-metragem “Museu de Si Mesmo”. O espaço cultural é reconhecido em Itajaí por oferecer espetáculos teatrais, shows, lançamentos de livros, oficinas de dança, teatro, fotografia, maquiagem artística, entre outras. Instalada na antiga Casa Almeida e Voight, construída em 1928, e tombada como patrimônio histórico, a Itajaí Criativa também é sede da Téspis Cia. de Teatro, um dos principais grupos teatrais de Itajaí.
O curta metragem "Museu de Si Mesmo" é dirigido por Ricardo Weschenfelder, diretor e roteirista, tem a produção da Café Preto Filmes, através do Prêmio Cinema Catarinense 2022, e conta com participação do ator brasileiro Lui Strassburger, que já participou de filmes, novelas e comerciais para TV e Rádio. Com a temática relacionada à memória e às coleções de imagens, no filme, um professor de História, chamado Raul, perde a memória e vai trabalhar no setor de Achados e Perdidos do Porto. Raul passa a guardar e cuidar das perdas dos outros, e também faz uma coleção de fotografias 3X4 de si mesmo. É o seu museu de si mesmo. A partir da fotografia de uma misteriosa mulher encontrada na rua, Raul precisa resgatar o seu passado e a sua história.
Tanto o cenário de Achados e Perdidos, quanto o cenário da casa de Raul serão ambientados na Itajaí Criativa. Também serão gravadas cenas no Mercado Público, em diversas ruas do centro de Itajaí, em pub e em um terminal de contêineres. O filme envolve 25 pessoas na equipe vindas de várias cidades do estado de Santa Catarina, e a previsão de estreia é para novembro deste ano.
Sobre a Itajaí Criativa - residência artística
A Itajaí Criativa é um espaço cultural alternativo da cidade, mantido de forma independente pela Téspis Cia. de Teatro, com o apoio da Procave e Dutralar. O espaço está aberto para utilização de parceiros e interessados e as propostas passam por análise de uma comissão curadora.
É um espaço aberto para o compartilhamento de produções artísticas, formação de novos artistas inquietos e que, entendendo a comunidade onde estão inseridos, dediquem-se para criar obras artísticas que dialoguem com o nosso tempo e as nossas necessidades enquanto cidadãos.
Em atividade contínua desde 2016, já abrigou inúmeras produções artísticas na área do teatro e do audiovisual.