O “Junho Vermelho”, que é o mês alusivo ao incentivo à doação de sangue, acabou mas as ações para estimular esse ato continuam em Camboriú. Nesta quarta-feira, dia 12, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizou mais uma ida de voluntários ao Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC), na cidade de Blumenau. Na ocasião, 10 moradores de Camboriú realizaram a doação de sangue.
Desde fevereiro de 2023 já foram realizadas nove visitas ao HEMOSC e aproximadamente 100 voluntários de Camboriú realizaram o procedimento. Até dezembro deste ano serão promovidas outras 10 idas ao hemocentro. Os moradores que quiserem fazer parte do projeto, que é realizado desde 2019, podem realizar a inscrição pelo link: bit.ly/3qlKzIq.
A Secretaria de Saúde realiza visitas quinzenais de voluntários para o HEMOSC. É feito o traslado de até 13 doares, acompanhados por um técnico de enfermagem, respeitando o limite de vagas da van onde é feito o transporte. Ao serem inscritos, os moradores entram em uma lista para receberem o chamado. A saída é feita na Policlínica, localizada na Rua Porto Alegre, nº 698, no Cento.
A coordenadora do NASF, Joyce Almeida Cruz, pede para que as pessoas cadastradas na ação compareçam no dia agendado. “Caso surjam imprevistos pedimos para que os moradores nos avisem com antecedência para que possamos passar a vaga para outro morador. Cada mL de sangue doado é importante e pode salvar a vida de alguém”.