Em 10 dias, a Secretaria de Saúde realizou 2.799 testes rápidos gratuitos para a população. Em alusão ao “Julho Amarelo”, mês voltado a ações de preventivas contra as Hepatites Virais, os testes rápidos são realizados por demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamento, na Policlínica Municipal e em todas as UBS’s. Além dos testes de hepatite, são ofertados também testes de HIV e Sífilis.
Os testes são ofertados na Policlínica Municipal e nas UBS’s Central, Cohab, Mariscal, Nossa Senhora de Fátima, Gravatá e Armação, das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira. O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, reforça a mensagem do diagnóstico precoce através dos testes rápidos.
“Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura e controle. Durante o mês de julho esse atendimento será diário, mas ao longo de todo o ano os testes são ofertados gratuitamente no município”, finaliza.
Julho Amarelo
O Dia Mundial das Hepatites Virais, 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral (especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos), pela relação sexual desprotegida, pelo contato com sangue contaminado (através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes), da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.