quarta, 17 de abril de 2024
Educação
05/07/2023 | 06:41

Exposição de alunos de escola da Itaipava ganha destaque no Paço Municipal

Quem passar pela Prefeitura de Itajaí, a partir desta terça-feira (04), vai se deparar com a exposição “Meu Lixo, Minha Responsabilidade”, desenvolvida pelos alunos do 4º e 5º ano da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, da Itaipava. A mostra reúne trabalhos com o conceito de arte e sustentabilidade e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente, a reciclagem e a preservação do meio ambiente. A exposição está no átrio do Paço Municipal e ficará aberta à visitação até o dia 18 de julho.
 
“Esses trabalhos surgiram a partir do projeto Agenda 2030: encontrandosoluções.com.vc, que estamos desenvolvendo na nossa unidade de ensino com o intuito de encontrar soluções para problemas da comunidade, que estejam relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como um dos problemas observados pelos alunos foi a grande quantidade de lixo espalhada pelas ruas do bairro, encontramos nessa exposição a oportunidade de mostrar para a população o que é possível fazer com o lixo”, explica a professora responsável Patrícia Wanderlinde Alves.
 
A exposição reúne 17 esculturas feitas a partir de materiais recicláveis, que teriam o lixo como destino. Nas mãos dos alunos, restos de madeira, plástico e metais ganharam nova vida e se transformaram em verdadeiras obras de arte. 
 
“Somos parte do ambiente em que vivemos e nossa relação com ele é crucial para a nossa própria sobrevivência e de todas as outras espécies vivas. Portanto, é necessária uma transformação na forma de como nos relacionamos uns com os outros, com o nosso planeta, com os outros seres vivos e com os recursos que ele fornece”, complementa a professora Patrícia. 
 
"Importante cada um de nós fazer a nossa parte, para evitar o descarte incorreto do lixo na natureza", enfatiza a estudante do 4º ano, Maria Eduarda Schulz Bernardes.
 
CEI César Martinho Ferreira também fará exposição sobre o lixo
 
Nesta quarta (05) e quinta-feira (06), o Centro de Educação Infantil (CEI) César Martinho Ferreira, do bairro Fazenda, realizará a exposição “Do Lixo à Arte”. A exposição estará aberta a visitação no próprio CEI, das 7h às 19h. O trabalho foi desenvolvido por 24 crianças (com idades entre 3 e 4 anos) do Jardim I e pela Agente de Atividades em Educação, Thayza Cláudia da Rosa. O objetivo da ação é mostrar que nem todo lixo é lixo, bem como a importância de reciclar as práticas, por uma atitude sustentável.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS