sexta, 19 de abril de 2024
Esportes
10/06/2023 | 00:17

Itajaí realiza a 1ª Regata de Veleiros Rádio Controlados - Classe RG 65

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo & Eventos, em parceria com a Associação Catarinense Veleiros Rádio Controlado (ACVRC) e a Marina Itajaí, promove no próximo domingo (18) a primeira regata de veleiros em miniatura, que são pilotados através de controle remoto. A regata terá participantes de Santa Catarina e do Paraná. O evento é alusivo aos 163 anos do Município de Itajaí. As inscrições estão abertas através deste link.
 
A ação será realizada na Beira-Rio, no Saco da Fazenda, ao lado da Marina Itajaí. A população poderá acompanhar os competidores na área de passeio da Beira-Rio. O evento começa às 10h e encerra às 16h do domingo. Ao longo do dia, serão realizadas várias regatas com os veleiros em miniatura. Os cascos dos barcos da classe RG 65 têm 65 centímetros de comprimento e mastros de até 1,10 metros de altura.
 
O velejador Brayan Linhares, da ACVRC, explica que o controle remoto serve apenas para comandar dois servos eletrônicos dentro do barco que vão direcionar o leme e os ajustes de vela, mas o que dá propulsão para o barco é o comandante saber utilizar o vento da melhor forma possível. “Para ganhar as regatas é necessário conhecimento da técnica de velejar, ajustar o veleiro e também é preciso ter boas estratégias, porque as competições são muito acirradas”, comenta Brayan Linhares.
 
A regata terá uma raia triangular onde os competidores vão largar com uma perna contra o vento e os barcos devem navegar em zigzag para chegar até a primeira boia, depois seguem com vento lateralmente e finalizam com vento em popa, onde o barco segue a favor do vento. O mesmo circuito se repetirá duas vezes e, então, os barcos cruzam a linha de chegada. E assim seguirá sucessivamente em todas as “pequenas” regatas ao longo do dia.
 
“Esse é mais um evento que consolida Itajaí como polo náutico e nos dá visibilidade entre os amantes da vela. Além disso, a curiosidade desta competição contribui e movimenta o nosso turismo”, afirmaThiago Morastoni, secretário municipal de Turismo e Eventos.
 
Veleiros Rádio Controlados
 
A Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados engloba todas as categorias da prática esportiva, são elas: RG 65, International One Metre (IOM), Unión Latinoamericana de Yates R/C e a classe Marblehead (M).
 
A organização é oficialmente reconhecida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), pela World Sailing (WS) e International Radio Sailing Association (IRSA). Ainda que poucas pessoas conheçam essa modalidade esportiva, o Brasil tem um grande legado na vela rádio controlada, há campeonatos estaduais, sul-americanos e mundiais. 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS