O Semasa iniciou, nesta semana, a instalação da tubulação que levará o esgoto coletado em imóveis do bairro Cidade Nova até a estação de tratamento. Essa é a segunda etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário de Itajaí, que engloba os bairros mais populosos, Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros.
“O grande número de empreendimentos imobiliários nessa região, seguindo a tendência de verticalização, torna urgente o tratamento público do esgoto gerado, por isso estamos direcionando esforços e recursos para mais que duplicar a cobertura”, detalha o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro civil Ervino Ribeiro Macedo. A primeira etapa incluiu os bairros Cabeçudas, Praia Brava, Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Vila Operária, priorizados por questões topográficas e de proximidade ao mar.
Com as novas tubulações, as estações elevatórias, o segundo módulo da estação de tratamento e o novo emissário prontos para operação, a expectativa é de iniciar gradualmente a coleta nas novas áreas ainda neste ano. Após a emissão da licença ambiental pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), proprietários de imóveis receberão a autorização para ligação na rede coletora e poderão desativar o sistema de fossa e filtro “Estamos direcionando todos os nossos esforços para universalizar o tratamento de esgoto. Itajaí firmou esse compromisso e a cidade depende disso para sustentar seu crescimento. E não basta instalar redes, estamos também fiscalizando e exigindo as adequações aos donos de imóveis”, alerta o diretor geral, Diego Antônio da Silva.
Atualmente, Itajaí conta com 25% do território urbano coberto com rede coletora de esgoto. Com a ativação dos novos bairros, passará para 58% do território. Nos locais com rede em operação, o Semasa atua com vistorias diárias para coibir o despejo clandestino de esgoto e orienta os moradores sobre a ligação correta para evitar notificações e multas.
Fonte: Secom Itajaí