sexta, 29 de março de 2024
Meio Ambiente
05/06/2023 | 11:23

Mutirão de limpeza marca o início da Semana do Meio Ambiente 2023

A Semana do Meio Ambiente 2023 do Município de Itajaí começou com um mutirão de limpeza realizado na manhã deste sábado (03) na Praia do Atalaia e nos Molhes da Barra. A ação aconteceu por meio de uma parceria do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), ONG Eco Local Brasil e o voluntariado de Itajaí da empresa WEG. Ao todo, foram recolhidos 131,5 quilos de lixo.
 
O chefe do administrativo da empresa, Rafael Souza, explicou que todos os meses eles realizam alguma dinâmica com os colaboradores e em virtude de em junho ter o Dia Mundial do Meio Ambiente, a atividade se transformou nesse mutirão de limpeza. “Estamos muito felizes com a participação de todos, cerca de 200 pessoas do nosso voluntariado vieram para ação. Com essas práticas eles criam laços e ficam mais integrados e parceiros nas atividades do dia a dia”, ressaltou Rafael.
 
O mutirão iniciou por volta das 9h e logo na primeira hora de atividade os sacos já estavam cheios de resíduos. Além da grande quantidade de plástico, papéis, milhares de bitucas de cigarro, as pessoas encontraram vassoura, mochila, serrote enferrujado, garrafas de vidro, remédios, entre outros itens que até então estavam poluindo a natureza. “Nós temos hoje aqui diversas crianças participando da ação e isso é muito importante, porque desta maneira eles já têm essa consciência desde pequenos e assim podemos ter um futuro melhor para o nosso planeta”, comentou o diretor presidente do INIS, Mário Cesar Ângelo.
 
Pela primeira vez, o colaborador da WEG, Ricardo Augusto de Limas, participou de uma ação de limpeza na praia como a que foi realizada. “Eu fiquei impressionado porque aparentemente não tinha tanto lixo na praia e sabemos que isso tudo pode parar no mar, animais podem morrer e é algo que podemos evitar. Mais pessoas precisam ser impactadas para que elas percebam que se cada um fizer a sua parte, juntos podemos fazer a diferença”, ressaltou Ricardo.
 
Resíduos transformados em bancos e lixeiras sustentáveis
 
O INIS tem uma parceria com a Eco Local Brasil que transforma os resíduos coletados nos mutirões de limpeza. “Os recicláveis que encontramos serão encaminhados para reciclagem e os demais materiais, como por exemplo um tênis encontrado nesta atividade, serão transformados em mobiliários urbanos, como bancos de praça e lixeiras que já estão instaladas no município de Itajaí”, explica o responsável pela Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.
 
A Semana do Meio Ambiente 2023 conta com diversas atividades educativas até a quarta-feira (07). Confira a programação completa:
 
Segunda-feira (05/06)
 
Inauguração do Ponto de Entrega Voluntária de resíduos (PEV) e Blitz Educativa
Horário: A partir das 8h30
Local: Inauguração na sede do PEV (Rua Érico Veríssimo, 658, bairro São Vicente) e Blitz Educativa na rua Professora Erotides da Silva Fontes, esquina com a rua Érico Veríssimo
 
Terça-feira (06/06)
 
Feira de doação de mudas
Horário: 8h às 18h
Local: Herbário Barbosa Rodrigues (Avenida Marcos Konder, 800, bairro Centro)
 
Oficina Desvendando Mar Adentro
Horário: 14h e 15h
Local: Pátio do Museu Etno-Arqueológico (Avenida Itaipava, 3901, bairro Itaipava)
Agendamento prévio para escolas: (47) 3349-7255
 
Quarta-feira (07/06)
 
Visita técnica ao Viveiro Municipal
Horário: 8h e 14h
Local: Viveiro Municipal de Mudas Nativas (Rua Osvaldo Bertemes, 144, bairro Fazenda)
Agendamento prévio para escolas: (47) 3349-7255
 
Visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Horário: 14h
Local: ETE - Semasa (Rua Otto Hoier, 455, bairro Cidade Nova)
Agendamento prévio para escolas até o dia 01/06 (máximo 30 pessoas): (47) 3344-9008 / comunicacao@semasaitajai.com.br
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS