sexta, 29 de março de 2024
Saúde
02/06/2023 | 15:19

Junho é o mês de incentivo a doação de sangue

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, são coletadas no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Apesar destes dados serem considerados dentro dos parâmetros , pela OMS, há a necessidade de aumentar este índice. O mês de junho, chamado de "Junho Vermelho", é um período onde são desenvolvidas diversas campanhas para incentivar que as pessoas doem sangue, principalmente, no dia 14, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. 
Segundo a médica hematologista e membro da Associação Brusquense de Medicina - ABM, Brigitte Brandes, é preciso respeitar algumas determinações médicas antes de doar sangue como, por exemplo, ter idade entre 16 e 69 anos ( jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, ambos portando documento oficial); ter idade máxima de 60 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira doação; pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas); estar bem alimentado ( alimentos leves e não ricos em gorduras nas última 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento emitido por órgão oficial com foro que permita a identificação e estar saudável. 
Ainda segundo a médica, é necessário observar um intervalo entre cada doação de sangue, sendo que os homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias. A quantidade de sangue doada varia de 420/470ml, conforme o peso do doador.   A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e dos glóbulos vermelhos em cerca de 4 semanas. 
QUEM NÃO PODE DOAR
A hematologista faz também algumas observações sobre as pessoas que não podem doar sangue. Segundo ela, não pode doar quem estiver com febre, tosse, gripe, dor de garganta ou outras infecções; estiver com reação e/ou crise alérgica; teve diarreia nos últimos 7 dias ( 3 episódios ou mais); estiver com lesão de pele, afta ou herpes ( a pele deve estar integra); tiver ingerido bebida alcoólica há menos de 12 horas; não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação; fez  endoscopia, colonoscopia ou outro procedimento invasivo nos últimos 6 meses; fez tatuagem, micro pigmentação e maquiagem definitiva nos últimos 6 meses; colocou piercing nos últimos 6 meses ( na região genital e oral, a doação só poderá ser realizada 12 meses após a sua retirada); teve hepatite viral após os 11 anos de idade; estiver grávida ou amamentando bebê menor de 12 meses; fez cirurgia recentemente (inclusive implante dentário); fez tratamento dentário sem anestesia nos últimos 3 dias, ou com anestesia nos últimos 7 dias; tiver problemas cardíacos ou pulmonares ( sujeito à avaliação ); tem hipertireoidismo ou tiroide de Hashimoto; recebeu transfusão de sangue ou realizou hemodiálise nos últimos 12 meses ( bem como seus parceiros); esteve em área endêmica para malária nos últimos 12 meses; esteve em área endêmica para o mosquito Aedes Aegypti ( zika, chikungunya e dengue ), conforme boletim epidemiológico; teve contato sexual com parceiro ocasional/eventual nos 12 meses; usou droga ilícitas há menos 12 meses ( maconha há menos 12 horas; drogas injetáveis, inapto definitivo); teve  alguma doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses ou for até o local de doação com crianças menores de 5 anos sem outro acompanhante.
TIPAGEM SANGUÍNEAS
Vale salientar que, não é necessário saber o seu tipo sanguíneo para doar, por isso não precisa fazer este exame antes da doação. O tipo sanguíneo sempre é confirmado após a doação, mesmo que o doador já saiba.
São quatro os principais tipos de sangue: O, A, B e AB. Estes podem ser positivos ou negativos, sendo que 80% da população tem sangue positivo, enquanto que 20% negativo, por isso, são mais raros e mais difíceis de serem encontrados em caso de uma necessidade. O sangue O negativo é o doador universal, que serve para todos os demais tipos. Já o tipo AB, ele é o receptor universal, pois recebe de outros tipos de sangue, mas só doa para ele mesmo. 
Ainda de acordo com a hematologista, "quando você doa sangue, muitas vidas se transformam. Doar sangue é mais do que um gesto de solidariedade. É uma forma de transformar para sempre a vida de quem precisa. Em uma única doação, você pode salvar várias vidas porque cada bolsa de sangue pode ser fracionada em vários componentes, que serão utilizados para necessidades distintas. A quantidade de sangue doada é reposta pelo organismo, sem prejuízo ao doador".
ONDE DOAR
Quer ajudar? Doe sangue! O HEMOSC, que é o Hemocentro,  está localizado na Theodoro Holtrupp , número 40, bairro Vila Nova, em Blumenau. Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 11 horas da manhã. Telefone: (47) 3222- 9800.             
“Existem situações de acidentes, principalmente de trânsito que nós temos com muita frequência em nossa região, as hemorragias, doenças graves  como o câncer e pacientes em hemodiálise, entre outros que, com muita frequência, necessitam de transfusões de sangue. Nós esperamos que num futuro próximo, possamos ter mais hemocentros espalhados pela região, revelando mais doadores", frisa a médica.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS