sexta, 19 de abril de 2024
Geral
02/06/2023 | 08:54

Mutirão de limpeza contra a dengue retirou duas toneladas de entulho no município de Penha

O município de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, de Serviços Urbanos, de Planejamento, Defesa Civil e Grupo Especial de Apoio Conjunto de Fiscalização Municipal (GEAC), realizou mais uma ação de combate à dengue. O mutirão de limpeza atuou nos bairros Centro, Santa Lídia, Armação, Nossa Senhora de Fatima, Gravatá, e coletou duas toneladas de entulho, 50 notificações e limpezas em terrenos baldios, 200 pneus, da entrega de telas para ralos, caixas d’água e janelas e eliminação de vários criadouros com presença de larvas.
 
Ao longo do dia, os mais de 30 funcionários em ação contaram com o auxílio de uma máquina retroescavadeira, um caminhão entulho e um trator de carroceria pequeno. Há ainda 142 notificações de terrenos baldios em andamento.
 
A ação fez parte de um plano de estratégias e ações idealizadas pelo Colegiado de Defesa Civil da AMFRI, Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí (CIR), considerando o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em março de 2023.
 
Segundo o Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, a ação em conjunto com os demais municípios da região agrega ainda mais.
 
“A situação epidemiológica exige, pelas suas características, a harmonização entre os municípios, uma vez que, por suas características, precisam desenvolver atividades conjuntas de enfrentamento ao Aedes Aegypt”, explica.
 
Sintomas e como evitar a proliferação do mosquito
 
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas. 
 
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS