O mês começa nesta quinta-feira, dia 1°, e nessa data também é iniciado o “Junho Vermelho” – o mês em alusão ao incentivo à doação de sangue. A campanha tem o objetivo de estimular os moradores a realizarem esse procedimento que pode salvar vidas. A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF), realiza idas quinzenais de voluntários para o Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC), em Blumenau. Neste “Junho Vermelho” as viagens para a doação de sangue serão realizadas nos dias 14 e 28. Os interessados em participar do programa podem realizar um cadastro através do link bit.ly/3qlKzIq. Ao serem inscritos, os moradores entram em uma lista para receberem o chamado.
O programa é realizado desde 2019, sendo interrompido apenas no período da pandemia. É feito o traslado de 13 doares, acompanhados por um técnico de enfermagem, respeitando o limite de vagas da van onde é feito o transporte. No dia 21 de junho, o NASF realizará uma ação especial de cadastro dos moradores. Servidores da Saúde estarão na Praça das Figueiras, no Centro, das 9h às 15h, onde realizarão a inscrições dos moradores no programa, além de promoverem orientação e distribuição de materiais sobre a doação de sangue.
A coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, pede para os moradores que realizaram o cadastro fiquem atentos ao chamado. Caso o munícipe não possa realizar a doação naquele dia, é necessário que ele avise a Secretaria com antecedência para que a vaga possa ser repassada para outro morador. “Como temos poucas vagas por mês, cada pessoa que pode realizar a doação importa. Cada vaga perdida é uma doação que o HEMOSC deixa de receber”.
O procedimento:
O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: cadastro do doador, pré-triagem, triagem e coleta do sangue. O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos. A doação é a retirada de aproximadamente 450 ML de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços, e também a retirada de amostras de sangue para exames obrigatórios por lei.
Requisitos para a doação:
Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
(jovens de 16 e 17 anos, devem estar acompanhados por um responsável legal, ambos
portando documento oficial);
Pesar acima de 50 kg;
Não ter realizado tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 6 meses;
Não ter realizado cirurgia nos últimos meses, inclusive implante dentário;
Não ter realizado procedimento invasivo nos últimos 06 meses como endoscopia ou
colonoscopia;
Não ter lesões na pele ou boca como afta ou herpes;
Antibiótico: apto após 15 dias do término do tratamento e com cura da infecção;
Vacina de Covid, apto após 7 dias;
Se você teve Covid é necessário aguardar 30 dias após a recuperação completa.