sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/06/2023 | 00:37

Semasa inspeciona primeira Estação de Tratamento de Esgoto em loteamento de Itajaí

O primeiro loteamento de Itajaí com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria acaba de ser vistoriado pelo Semasa. O empreendimento na localidade KM 12, no bairro Itaipava, é um exemplo para todas as novas urbanizações em áreas do município sem previsão de sistema de esgotamento sanitário público pelos próximos quatro anos.
 
A instalação de ETEs em novos loteamentos de Itajaí é regulamentada pela Instrução Técnica 001/2022, disponível no site oficial do Semasa. Nela são apresentados todos os critérios técnicos e documentos obrigatórios ― incluindo memoriais, plantas e licenças ― para a aprovação de um projeto de Estação de Tratamento de Esgoto.
 
A área deste empreendimento em processo de urbanização tem mais de 216 mil metros quadrados, divididos em 184 lotes, distribuídos em 12 quadras. Para atender a população futura estimada em 920 habitantes, a nova ETE terá vazão média de 155,84 metros cúbicos por dia, com capacidade de chegar até 273,6.
 
Para ser executado, o projeto primeiramente recebeu do órgão ambiental uma Licença Ambiental Prévia (LAP) e depois foi submetido à avaliação do Semasa. Com as aprovações necessárias, a ETE está realizando uma série de testes, incluindo de estanqueidade, para entrar em operação. Com a finalização desta etapa e, a ocupação efetiva dos terrenos e o cumprimento de todos os demais trâmites, o sistema de informações da unidade será integrado ao monitoramento geral de saneamento de Itajaí. A operação ocorrerá de forma automatizada, com comandos, ajustes e controle de falhas a partir da central de telemetria do Semasa.
 
No sistema local, após passarem por todas as etapas de tratamento, incluindo desinfecção, os efluentes serão devolvidos ao Córrego da Baía purificados conforme os parâmetros estabelecidos na legislação. Os fluidos tratados serão então devolvidos ao curso d’água por meio das galerias pluviais, que também fazem parte da infraestrutura do projeto, e o lodo do tratamento será recolhido por caminhões para a destinação final.
 
“Este modelo em que o investidor privado se responsabiliza pela infraestrutura inicial e o ente público colabora com o domínio técnico já é usado em muitos lugares com sucesso. A primeira experiência é sempre uma referência e aponta os caminhos para nossa Itajaí cada vez mais saneada”, comenta o diretor de saneamento do Semasa, engenheiro civil Ervino Ribeiro Macedo, que realizou a inspeção junto de sua equipe.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS