O Município de Itajaí prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe influenza até o dia 30 de junho de 2023, conforme deliberação do Governo de Santa Catarina. Os grupos prioritários permanecem com prioridade para receber a vacina, mas toda população está apta para ser imunizada. As doses seguem disponíveis nas 31 salas de vacinação da cidade, conforme horário de cada uma.
A prorrogação da campanha leva em conta o aumento no número de casos de doenças respiratórias no Estado, o crescimento do número de consultas e internações infantis devidos a sintomas respiratórios, entre outros. Itajaí já imunizou, até o momento, 65.934 pessoas contra a gripe, sendo 57,93% delas pertencentes a grupos prioritários. A expectativa é atingir 82.053 pessoas.
A imunização contra influenza visa reduzir os casos graves, internações e óbitos causados pela doença. A vacina é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A vacinação não provoca gripe e pode ser tomada sem medo, pois é feita com vírus inativo. No entanto, pessoas com quadro febril e suspeita de Covid-19 devem esperar até o fim dos sintomas para receber o imunizante. Aqueles que tomaram a vacina contra ao Covid-19 recentemente podem se vacinar contra a influenza sem intervalo entre ambas as doses.
Confira as unidades que possuem horário estendido para vacinação:
RIO BONITO
Segunda, quarta e sexta
Sala de vacina: em funcionamento até as 22h
Endereço: Avenida Arq. Nilson Edson dos Santos, s/nº, Loteamento Rio Bonito – São Vicente
SANTA REGINA
Segunda a sexta
Sala de vacina: em funcionamento até as 22h
Endereço: Rua Domingos de Almeida, s/nº – Santa Regina
BAMBUZAL
Segunda, terça e quarta
Sala de vacina: em funcionamento até as 22h
Endereço: Rua São Joaquim, nº 399, Loteamento Bambuzal – São Vicente
ITAIPAVA
Terça e quinta
Sala de vacina: em funcionamento até as 22h
Endereço: Avenida Itaipava, s/nº – Itaipava
As demais unidades de saúde atendem em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Clique aqui e confira os endereços e telefones.
Fonte: Secom Itajaí