sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/05/2023 | 13:46

Balneário Piçarras conscientiza alunos da rede municipal de ensino sobre prevenção da dengue

Os alunos de Balneário Piçarras realizaram atividades educativas sobre a prevenção da dengue. Professores desenvolveram ações de conscientização para mudança de atitudes do dia a dia, por meio de atividades lúdicas, voltadas para os Centros de Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I das escolas municipais.
 
 No CEI Professora Alcina de Oliveira Figueredo, os alunos do maternal 2A se tornaram caçadores de mosquitos ao espalhar cartazes de “procurado: mosquito da dengue” pelo ambiente e encontrarem um mosquito de pelúcia. O objetivo da atividade da professora Maria Lúcia De Castro Ivo Akcelrud era prevenir a proliferação de focos do Aedes aegypti e conscientizar as crianças sobre a importância de sua participação no combate à dengue. 
 
Já o maternal 2C recebeu a leitura de uma história que abordou a infecção de uma criança e os meios de prevenção, além de dança com a música "Zum zum zum zum" e vídeo explicativo. Os alunos passearam pelas dependências do CEI Alcina a procura de possíveis focos do mosquito, onde montaram armadilhas com a professora Ana Cleia Bonfim Walderramos Poli.
 
Na Escola Professora Francisca Borba, as turmas do 4° ano do Ensino Fundamental I participaram de uma roda de conversa, onde os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto e sanar suas dúvidas. Cada aluno recebeu um livro do projeto Preciso Saber +, com informações sobre prevenções a dengue, outras doenças e picadas. 
 
Sob orientação das professoras Jucimara Agostinho de Morais e Marilena Netto, os alunos de 9 e 10 anos também desenvolveram histórias em quadrinhos, com relatos de contaminação por possíveis descuidos que ocorrem rotineiramente, além de ilustrações sobre a prevenção e uma paródia com a temática. As turmas do 6° ao 9° ano realizaram pesquisas em cartilhas e desenvolveram materiais informativos que responderam aos principais questionamentos sobre a doença com a professora Débora Cristina da Silveira Real Prado. 
 
No CIEF (Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrischsen), as turmas do Pré 1 ao 5º ano do Ensino Fundamental I confeccionaram cartazes, construíram armadilhas e a montagem de vídeos com orientações contra a proliferação de focos do Aedes aegypti, que conscientizaram a comunidade escolar. As atividades foram aplicadas pelas professoras Rosimere de Borba, Maria Carolina Passos, Josiane Aparecida da Cruz Thomazzi, Michelle Gonçalves, Eliane De Chaves Dupla, Sabrina Raimondi Aversa e Tâmara Telexa Mendonça.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS