Com diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras mantém firme sua campanha de conscientização, educação e guerra.
Além de palestras, blitze educativas, vídeos, imagens e um trabalho dedicado à população, os números atualizados assustam. São 286 casos positivos, 410 negativos, 37 aguardando resultado e 848 focos do mosquito espalhados pela cidade.
Para combater a dengue de maneira mais efetiva é preciso que os moradores atuem dentro de casa evitando deixar água acumulada em vasos de plantas e principalmente nas calhas de telhados.
Torne rotina
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Saiba identificar os sintomas
A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem causar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo de você.