sexta, 19 de abril de 2024
Educação
19/05/2023 | 19:00

Udesc passa a ter mais dois cursos para setor tecnológico catarinense

A Universidade do Estado de Santa Catarina lançou dois novos cursos da instituição na área tecnológica: Bacharelado em Sistemas de Informação, primeira graduação do centro criado em Caçador; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, ofertado em cinco municípios (Florianópolis, Lages, Palhoça, São José e Tubarão).
 
Os cursos estão com quase 200 vagas abertas no total pelo Vestibular de Inverno 2023, que ficará com inscrições abertas até 22 de maio.
 
O lançamento foi realizado no Auditório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, com o apoio da Coordenadoria de Eventos da Udesc (Ceven), e teve a presença de gestores da universidade, de representantes do Governo do Estado, de lideranças do ecossistema tecnológico de SC e da comunidade acadêmica.
 
A pró-reitora de Ensino da Udesc, Gabriela Mager, fez uma apresentação da estrutura da universidade e dos principais números da instituição em áreas como ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. “A Udesc está presente em todas as mesorregiões de Santa Catarina”, destacou.
 
Sobre os novos de cursos na área de TI, Gabriela ressaltou que o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD poderá ser feito em três anos pelos estudantes e contará com recursos inovadores de ensino, como a gamificação. “Certamente será um case de sucesso a ser replicado”, afirmou.
 
Já o bacharelado em Caçador terá quatro anos de duração e dará atenção especial para o empreendedorismo. “Além disso, dialogará bastante com o outro curso que pretendemos implantar no município, de Administração Pública”, comentou a pró-reitora.
 
Além dos novos cursos, a Udesc já oferece outras oportunidades de formação em TI, em Ibirama (Engenharia de Software), Joinville (Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e São Bento do Sul (Sistemas de Informação), e agora passa a abrir mais de 300 vagas na área por semestre.
 
Conforme pesquisa anunciada pela Acate neste mês, o setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até o final de 2025. Atualmente, são 76,6 mil, e a projeção é de um aumento de 44,3% nos próximos três anos, com a abertura de mais 34 mil vagas para colaboradores. 
 
Inovação e empreendedorismo
 
No seu discurso, o vice-reitor da Udesc, Luiz Antonio Ferreira Coelho, falou sobre outras ações da universidade na área, com destaque para a incubadora de base tecnológica que será implantada no novo prédio da Reitoria, em Florianópolis, e para o arcabouço legal do funcionamento desse tipo de estrutura, que servirá de modelo para as demais unidades da instituição.
 
“A inovação e o empreendedorismo são a última etapa de uma universidade rumo à excelência, e estamos nesse caminho. É importante darmos também essa satisfação à sociedade catarinense como mais uma resposta concreta do que nossa universidade é capaz de fazer”, salientou Coelho.
 
Já o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, agradeceu a todas as partes envolvidas na criação de Sistema de Informação em Caçador e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tanto da universidade quanto do governo, do setor tecnológico e dos municípios.
 
Baretta também enalteceu a atuação do professor Tiago Schmitz, do Departamento de Educação Científica e Tecnológica da Udesc Cead, que coordenou os grupos de professores responsáveis pelos projetos pedagógicos de ambos os cursos e esteve presente no lançamento. “Uma salva de palmas à sociedade catarinense e viva a Udesc!”, finalizou.
 
Serviços relevantes para SC
 
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, representou o governador de SC, Jorginho Mello, no evento e ressaltou a importância da Udesc.
 
“A Udesc presta serviços muito relevantes para o Estado e, sobretudo, para o ecossistema de inovação. Esses novos cursos são muito aderentes à demanda que a gente tem hoje no mercado. Estamos trabalhando para preencher um dos grandes gargalos do desenvolvimento do Estado, que é justamente a questão do capital humano”, enfatizou.
 
Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, “uma iniciativa como essa da Udesc é, com certeza, louvável e interessante. Estou muito curioso para ver os frutos que a gente vai colher em pouco tempo”.
 
O vice-presidente de Talentos da Acate, Moacir Antônio Marafon, destacou números do setor de TI, como o total de R$ 24 bilhões gerados no ano passado pelas 22 mil empresas de tecnologia de SC, e afirmou que a maior demanda entre as carreiras é por desenvolvedores de software. “Precisamos de cabeças de obra, e cabeças de obra precisam de conhecimento”, apontou.
 
Já o vereador Johny Marcos de Souza, de Caçador, salientou que a chegada da Udesc a Caçador é uma “forma de compensação” do Estado ao Meio-Oeste, cujo desenvolvimento sofre atrasos até hoje devido aos impactos socioeconômicos da Guerra do Contestado (1912-1916). “É um privilégio receber a universidade na região após uma luta de quase 20 anos pela instalação do campus, traz um simbolismo muito grande . Por isso, em nome da população, nossos agradecimento à Udesc e ao governo.”
 
As seguintes autoridades também estiveram presentes no lançamento: o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), Osvaldir Ramos; o diretor-executivo da Acate, Gabriel Sant’Anna Santos; o diretor da Vertical de Educação da Acate, Otavio Pinheiro; as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, e de Administração, Mariana Fidélis Rosa; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos; a diretora-geral da Udesc Cead, Vera Marques Santos; o diretor-geral da Udesc Meio-Oeste, Mayco Morais Nunes; a diretora de Administração da Udesc Laguna, Maisa Bleyer; e a secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Julia Rodrigues Bittencourt.
 
Vestibular da Udesc
 
O Vestibular de Inverno 2023 segue com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 22. São duas formas de seleção para um total de 1.188 vagas em 39 cursos de graduação presenciais e a distância, totalmente gratuitos.
 
Os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, com taxa de inscrição de R$ 110; pelo histórico escolar do ensino médio, com inscrição gratuita; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. As inscrições podem ser feitas em udesc.br/vestibular.
 
Mais informações podem ser obtidas na página oficial do vestibular e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br. 
 
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
 
Fonte: Governo SC

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS