sábado, 20 de abril de 2024
Saúde
17/05/2023 | 18:38

Escola da Itaipava promove ação de conscientização e combate à dengue

Quem passou pela avenida Itaipava, em frente à Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, nesta quarta-feira (17) percebeu uma movimentação diferente. É que 70 estudantes do 4º e 5º ano da unidade de ensino promoveram uma ação de conscientização e combate à dengue. A iniciativa também contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde. Mais de 2 mil informativos foram distribuídos ao longo do dia pelos alunos que estavam caracterizados de mosquito e de guardiões da natureza.
 
“A dengue mata e já matou muita gente. Então, eu acho essa ação bem necessária. É importante as pessoas saberem que não podem deixar água parada, caixa d´água destampada ou garrafas viradas para cima com água dentro”, enfatizou a estudante do 5º ano, Júlia Lunardelli.
 
Uma das estratégias da ação da escola foi o Portal da Conscientização, montado em frente a unidade. O espaço recebeu ainda uma decoração especial para chamar a atenção de quem passava pelo local. “Achei bem interessante toda essa movimentação. Importante receber orientações e ver que nossas crianças estão atentas a esse problema de saúde pública”, comentou Michele Menezes, que passou em frente à escola com a família.
 
Na ocasião, também foi lançado o vídeo “5 lugares que o Mosquito da Dengue Adora”, produzido pelos estudantes com o apoio da professora Patrícia Wanderlinde Alves, idealizadora do projeto. Para conferir o material é só  clicar aqui.
 
“A temática da dengue foi escolhida para ser trabalhada pelos alunos, que foram protagonistas em toda a realização desta ação. Ainda tivemos o envolvimento da comunidade, familiares, empresas e demais professores da nossa escola”, explicou a docente.
 
As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Nilton de Andrade, também do bairro Itaipava, foram visitar o espaço e ficaram encantadas. Saíram da ação felizes e com muitas informações para compartilhar. “Não pode deixar a água parada, tem que cuidar com o lixo no chão. Tudo isso dá mosquito e é perigoso”, contou a estudante Ana Júlia de Oliveira Ferreira, de 5 anos.
 
“Trouxemos cerca de 40 alunos ao longo do dia porque entendemos ser de suma importância essa conscientização. É desde pequeno que formamos adultos ambientalmente conscientes”, complementou a professora do CEI, Rose Lana.
 
Outras ações devem ser realizadas ao longo do ano com o objetivo de promover uma reflexão sobre o impacto que as atitudes de cada um causam no meio ambiente, principalmente, no que diz respeito à propagação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Manuela da Veiga Marques, uma das guardiãs da natureza, sabe bem da importância de propagar essas informações e colocá-las em prática. “Uma vez por semana eu vou com a minha mãe até o cemitério do bairro para fazer uma espécie de blitz no local. Lá a gente vê onde tem água parada, conferimos os vasos. É muito legal”, disse a estudante do 5º ano da Escola Judith.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS