quinta, 28 de março de 2024
Saúde
10/05/2023 | 22:01

Município de Itajaí aplica inseticida UBV contra o Aedes aegypti nos bairros

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com as ações de combate à dengue em toda a cidade. Uma delas é a aplicação de inseticida perifocal de Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, contra o Aedes aegypti em diversas áreas. A atividade auxilia na eliminação do mosquito adulto e já foi realizada em 37 locais do município, que tiveram casos positivos registrados. Nesta quarta-feira (10), será a vez da Praia Brava.
 
Ao todo, 11 bairros já receberam aplicação de inseticida. Entre eles estão: Vila Operária, Ressacada e Cidade Nova com duas áreas em cada, Fazenda com quatro áreas, São Vicente com oito áreas, Dom Bosco com cinco áreas, Cordeiros com sete áreas, São João com três áreas e Praia Brava, São Judas, Centro e Itaipava com uma área cada. O objetivo é bloquear a transmissão da doença no entorno dos locais afetados.
 
Além deste trabalho com inseticida, as equipes de agentes de combate a endemias seguem com as visitas de orientação a moradores sobre os cuidados com a dengue, para eliminação de possíveis criadouros e verificação de pacientes suspeitos de ter contraído a doença. Até o momento já foram realizadas mais de 95 mil vistorias para eliminação de focos pelos 77 agentes de combate a endemias da cidade. Nesta semana, a atividade contempla os bairros como Cordeiros, São Vicente e Vila Operária.
 
“Pedimos o apoio da população neste momento mais crítico, onde muitos casos estão sendo registrados em todo Estado. É fundamental que as pessoas sigam os cuidados básicos e eliminem recipientes que possam acumular água”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.
 
Já foram registrados 905 casos positivos da doença no município neste ano. Deste total, 339 são autóctones (transmitidos dentro da cidade), 539 estão em investigação, 13 são indeterminados e 14 casos são importados (transmitidos fora da cidade). Os bairros com maior número de casos são: São Vicente (218), Cordeiros (27), Dom Bosco (18) e Itaipava (17). Neste ano, já foram eliminados mais de 500 focos do mosquito transmissor da dengue e negativados 469 testes.
 
Ações contra a dengue no CIS
 
O Município de Itajaí também tem adotado diversas medidas para reduzir os transtornos com mosquitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS). Semanalmente é realizada aplicação de inseticida perifocal para eliminação dos mosquitos adultos. Também foram instalados aparelhos repelentes nas tomadas da unidade e estão sendo colocadas telas nas janelas do local. A Secretaria de Saúde de Itajaí ainda está orçando cortinas de ar para colocação em ambas as UPAs.
 
Confira as orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
 
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha seu quintal livre de recipientes que possam acumular água;
- Denuncie locais com focos do mosquito transmissor pelo telefone (47) 3249-5573 ou aplicativo Conecta.í.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS