quinta, 18 de abril de 2024
Esportes
10/05/2023 | 20:41

Time americano 11th Hour Racing vence a quarta etapa da The Ocean Race

O time 11th Hour Racing (EUA) venceu a quarta etapa da The Ocean Race nesta quarta-feira (10). O barco saiu de Itajaí no dia 23 abril e foi o primeiro a chegar em Newport, nos Estados Unidos. Em segundo lugar ficou a equipe Malizia (ALE), vencedora da etapa anterior entre a Cidade do Cabo e Itajaí. Eles disputaram a liderança desta etapa até o último dia de corrida. A equipe Biotherm (FRA) deve chegar ainda nesta quarta (10). Já os outros dois times, Holcim-PRB (SUI) e Guyot (FRA/ALE), desistiram da perna após a quebra dos mastros dos veleiros.
 
Após 17 dias no mar e uma corrida apertada com o time Malizia, o 11th Hour Racing chegou à sua cidade de origem às 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira. Newport, localizada no estado de Rhode Island, é lar de grande parte dos velejadores do time americano, além de ser o lugar onde o IMOCA foi construído. A equipe Biotherm, que chegou por último na etapa de Itajaí, deve atracar em Newport em até seis horas depois dos líderes da competição. Muitas pessoas acompanharam a chegada dos veleiros, principalmente familiares da equipe vencedora.
 
“Nós poderíamos ter chegado em qualquer hora do dia, mas chegamos no meio da tarde, em um dia ensolarado e ótimo tempo. É um sonho se tornando realidade”, declarou emocionado o capitão do 11th Hour Racing, Charlie Enright.
 
 
O trajeto de mais de 5 mil milhas náuticas marcou a quarta etapa da maior corrida dos mares e apenas três dos cinco barcos que saíram de Itajaí conseguiram chegar ao destino final. A próxima parada da regata transoceânica é Aarhus, na Dinamarca.
 
Duas quebras de mastro
 
 
O time que lidera o ranking geral de pontos da The Ocean Race, Holcim-PRB, perdeu o mastro poucos dias depois da largada e precisou voltar até o Rio de Janeiro. Eles decidiram levar o veleiro em um navio até Newport para então colocar um novo mastro. A tática será uma verdadeira corrida contra o tempo para que o barco esteja pronto para a largada, no dia 21 de maio. A desistência da quarta etapa não rebaixou a equipe na tabela de pontos, que continua em primeiro lugar.
 
Já a equipe Guyot environnement mais uma vez teve um contratempo e está fora da etapa desde segunda-feira (08). O veleiro perdeu o mastro após ser atingido por uma onda gigante e agora o time estuda os próximos passos. Segundo o capitão Benjamin Dutreux, o objetivo é chegar em terra e tentar encontrar um novo mastro para decidir se a equipe continua na The Ocean Race. A equipe está na última posição do ranking geral.
 
 
 
 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS