quinta, 28 de março de 2024
Saúde
01/05/2023 | 10:42

Unimed Litoral reforça o alerta sobre a gravidade da dengue

A Unimed Litoral divulgou nesta segunda-feira, Dia do Trabalhador, um novo alerta sobre a gravidade da Dengue em Santa Catarina, sobrecarregando os serviços de saúde, gerando dezenas de milhares de doentes e provocando até o momento mais de duas dezenas de mortes.
 
“Em nossa região há muitas pessoas infectadas, é preciso alertar constantemente para que conheçam a gravidade da situação” resumiu o presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João D´Ávila.
 
As principais formas de evitar o crescimento da doença é controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e se prevenir de picadas. A Unimed Litoral preparou algumas informações a respeito do assunto:
 
Como se proteger
 
Use repelentes de mosquitos.
Use inseticidas.
Use roupas que cubram os braços e as pernas.
Use telas nas janelas e portas. 
Elimine possíveis criadouros do mosquito, em especial recipientes com água parada.
 
Sintomas
 
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem entre 3 e 14 dias após a picada do mosquito infectado. 
Febre alta (geralmente acima de 38,5°C).
Dores de cabeça fortes.
Dor atrás dos olhos.
Dores musculares e nas articulações.
Fadiga e fraqueza.
Erupção cutânea.
Náuseas e vômitos.
Dor abdominal.
Perda de apetite.
Sangramento leve, como manchas vermelhas na pele, nariz ou gengivas.
Em casos graves de dengue, a pessoa pode ter sangramento volumoso, pressão arterial baixa e choque, o que pode levar à morte. Por isso, é importante procurar atendimento médico imediatamente se você apresentar sintomas de dengue.
 
Tratamento
 
Não existe tratamento específico para a dengue, apenas medidas que podem aliviar os sintomas da doença.
Beba muita água e líquidos para prevenir a desidratação. Em casos mais graves, pode ser necessário ir ao hospital para receber líquidos intravenosos.
Descanse bastante para ajudar a aliviar os sintomas da febre e dores musculares.
Analgésicos podem ajudar as dores.
Medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina, por exemplo) não devem ser usados, pois podem aumentar o risco de sangramento.
A pessoa infectada com dengue deve procurar atendimento médico, em especial se os sintomas se agravarem ou houver sinais de alerta, como dor abdominal intensa, sangramento grave ou pressão arterial baixa.
 
Pronto Atendimento Digital
 
Além dos serviços presenciais, a Unimed Litoral oferece o Pronto Atendimento Digital, que pode monitorar à distância, em qualquer local que o paciente esteja, sintomas de evolução de casos suspeitos de dengue e outras doenças.
 
O PA Digital pode ser acessado através do Aplicativo Unimed Litoral ou pelo link site.unimedlitoral.com.br/padigital
 
Como é o mosquito que transmite a dengue
 
O Aedes aegypti é um mosquito pequeno, de cor escura, com listras brancas nas pernas e no corpo. É encontrado principalmente em áreas urbanas e se reproduz em água parada, como em recipientes como pneus, calhas, vasos de plantas e outros locais que possam acumular água.
É um mosquito diurno, mais ativo durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã e à tarde, antes do anoitecer. 
Ele geralmente pica as pessoas ao ar livre, mas também pode picar dentro de casa, principalmente em locais escuros e úmidos.
 
Como é transmitida a dengue?
 
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus da dengue. O mosquito se torna infectado após picar uma pessoa que já esteja infectada com o vírus da dengue. Depois de um período de incubação dentro do mosquito, o vírus pode ser transmitido a outras pessoas quando o mosquito pica novamente.
A dengue não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, e uma pessoa infectada não pode transmitir o vírus da dengue para outra pessoa por contato direto.
É importante reforçar que o controle do mosquito Aedes aegypti e a prevenção de picadas são as principais formas de prevenir a transmissão da dengue.
 
Fonte: Unimed Litoral
Foto: Aedes aegypti  - Ministério da Saúde/EBC

JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS