sábado, 20 de abril de 2024
Saúde
28/04/2023 | 18:46

Município de Itajaí certifica motociclistas para atendimento de urgências

Dez profissionais do Município de Itajaí foram certificados nesta sexta-feira (28) pela conclusão do curso de capacitação para atendimento de urgências em motocicletas. A formatura ocorreu no Parque do Agricultor e contou também com a certificação de mais 13 alunos dos municípios de Balneário Camboriú e Itapema. O evento de encerramento teve a presença de autoridades, instrutores e agentes de segurança.
 
 
O objetivo do curso foi qualificar profissionais de nível técnico em enfermagem para atuar junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU). A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu o curso de capacitação, certificado pelo Ministério da Saúde, a fim de implementar o serviço de motolância no município.
 
“Para nós esse foi o primeiro passo daquele sonho que tivemos em 2017, que é termos a motolância para fazer o trabalho em conjunto, tanto com o Corpo de Bombeiros Militar quanto com o SAMU. Digo primeiro passo, porque inicialmente é a formação dos profissionais e depois virão os trâmites legais. Porém, trata-se de um grande avanço para a saúde de Itajaí. A previsão é implementarmos o serviço no segundo semestre desse ano", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte.
 
 
No total, foram aprovados 10 profissionais de Itajaí, oito do município de Balneário Camboriú, quatro de Itapema e uma pessoa de São Paulo, convidada pelos instrutores. A capacitação ocorreu nos dias 24 a 27 de abril na pista SpeedWay, em Balneário, e encerrou nesta sexta (28), no Parque do Agricultor.
 
A motolância é um serviço que passou a integrar a frota de intervenção do SAMU. O veículo traz agilidade ao atendimento por conseguir acessar os lugares de ocorrência mais rapidamente.
 
“Eu acho importantíssima essa certificação, tendo em vista o início do serviço de motolância em Itajaí nos próximos meses. Essa será uma unidade com atendimento especializado para acidentes e emergências, com deslocamento muito rápido e garantindo assim a diminuição de sequelas”, pontuou o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Szynkaruk Junior. 
 
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS