quinta, 28 de março de 2024
Esportes
28/04/2023 | 17:16

Patinação artística é nova modalidade oferecida pelo Município no contraturno escolar

A Secretaria de Educação de Itajaí, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, disponibilizou uma nova atividade esportiva para os alunos da Rede Municipal de Ensino: a patinação artística. Ao todo, 90 estudantes começaram a praticar o esporte no contraturno escolar, através da Associação Atitude de Patinação Artística (AAPA).
 
As aulas são oferecidas todas as tardes, das 14h às 15h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro Fazenda. Cada estudante tem direito a frequentar a aula de patinação uma vez por semana. A Secretaria de Educação também fornece transporte escolar para todos os participantes do projeto. 
 
 
Para a aluna Gabriely Inês Fantoni Furtado, esse com certeza é o momento mais aguardado do dia. “Estar aqui para mim é sem palavras. Patinação é a minha vida. Quando não estou aqui, penso em estar o tempo todo”, afirma.
 
A supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Silvana de Souza, comenta que o objetivo é ampliar a oferta de aulas para os alunos. “Neste primeiro momento, aulas estão sendo oferecidas somente no período da tarde, para aqueles alunos que frequentam a escola regular no período matutino, mas para o ano que vem vamos alterar, porque essa parceria tem sido um grande sucesso”, ressalta a supervisora. 
 
Os resultados são positivos e os profissionais da AAPA observam que vários alunos têm se destacado nas práticas de patinação.“São mais de 15 estudantes que têm potencial para o esporte, vamos conversar com os pais e com os diretores das unidades de ensino desses estudantes para convidá-los para integrar uma equipe de pré-rendimento. Com isso, esses selecionados ganharão horas a mais de treino por semana para quem sabe, futuramente, representar o Município em competições”, comentou a presidente da associação, Lidiane Santos.
 
 
Foi o que aconteceu com a Maria Kauany Leal da Silva, hoje monitora das aulas de patinação artística. Há quatro anos, quando era estudante da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, na Itaipava, conheceu o projeto através do “Escola Aberta” e foi convidada para compor a equipe. Hoje, aos 18 anos, a patinadora acumula títulos. Somente na primeira etapa do Campeonato Estadual de Patinação Artística, realizado no município de Saudades (SC), em abril deste ano, ela conquistou quatro medalhas.
 
“Pra mim foi um orgulho muito grande ter sido descoberta através desse projeto e aqui eu me sinto muito realizada. A patinação hoje é a minha profissão, a minha vida”, declara.
 
 
No fim da aula, o som entre os praticantes do esporte é uníssono: “Já acabou?". A professora, então, coloca todos em círculo para os alongamentos, os alunos tiram os patins e voltam para a casa, já na expectativa da próxima semana, quando terão a oportunidade de andar sobre quatro rodas mais uma vez. “Eu adoro estar aqui. Apesar dos tombos que a gente leva, são com eles que a gente aprende”, contou a aluna Alice Regina Medeiros.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS