sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
28/04/2023 | 10:39

Programa de Saúde Bucal de Penha é referência para a região

“Hoje Penha é uma referência no Programa de Saúde Bucal, não só para a região da AMFRI, mas como para todo o Estado de Santa Catarina”. Essas são as palavras do coordenador do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Penha, o odontólogo Jaison de Oliveira, que destaca em números o crescimento do Programa no município de Penha. Apenas até março deste ano já foram atendidos quase 3 mil pacientes e 103 próteses dentárias.
 
Em 2022 foram 455 próteses dentárias, mais de 32 mil procedimentos e 7 mil pacientes, além de aproximadamente 16 mil consultas.
 
“Se continuarmos nesse ritmo acelerado, ultrapassaremos facilmente os números de 2022. E isso só é possível pelo apoio do Governo Municipal, com o incremento de profissionais no quadro do Programa de Saúde Bucal: atualmente contamos com oito dentistas de 40h e mais dois dentistas de 20h. Além disso, o município conta com duas Centrais de Esterilização de Material, uma exclusiva para odontologia e outra para os demais itens, melhorando a qualidade dos serviços ofertados”, pontua.
 
Jaison destaca o Programa Saúde na Escola, no qual visa a avaliação da saúde bucal das crianças, com atividades educativas e orientações. “Nós temos profissionais na escola uma vez na semana, orientando com materiais pedagógicos, explicando a importância da prevenção e atenção à saúde. As crianças levam não só pra si essas informações, como levam para casa e repassam para os pais, responsáveis, avós e todos entendem essa importância do cuidado com a saúde bucal”, explica.
 
Jaison também destaca que é convidado por Universidades, representando o município, para abertura do ano letivo dos cursos de odontologia, para detalhar o trabalho de gestão, humanização e projetos. “Isso mostra a relevância que temos no Estado de Santa Catarina”, frisa.
 
Atendimento de qualidade
 
O Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, destaca que atualmente o serviço de odontologia é oferecido na Clínica de Especialidades Odontológicas, atendendo pacientes de média complexidade, além dos atendimentos na Atenção Básica, Policlínica, Odontomóvel e no Programa Saúde do Pescador.
 
“O agendamento para consultas ocorre via aplicativo “Saúde Digital – Cidadão”, sendo duas vagas disponibilizadas por dia e, em média, 14 por dia nas Unidades Básicas de Saúde, sem contar com as consultas de urgência”, explica.
 
“Nosso governo conseguiu proporcionar qualidade no serviço prestado, conseguimos dar suporte aos dentistas através dos equipamentos e locais com qualidade para prestarem atendimentos, e principalmente, conseguimos dar resultados na ponta da corda, que são os nossos moradores”, finaliza o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.
 
Próteses Dentárias
 
Hoje, são em média 40 próteses – totais ou parciais – de alta qualidade produzidas mensalmente através do projeto. Para ser beneficiado, o primeiro passo é uma consulta com o dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside.
 
“Nesta primeira consulta, o dentista vai verificar as necessidades e, quando necessário, realizar os cuidados na arcada. A boca precisa estar com a saúde perfeita para receber a prótese”, cita Jaison.
 
Todas as consultas para início da produção das próteses são realizadas no consultório odontológico da UBS da Cohab, por Jaison e a Técnica em Saúde Bucal, Angélica Wilbert. Os moldes são confeccionados pela odontóloga Denise Bidóia, que os encaminha para produção no laboratório credenciado, Artesanal Laboratório de Próteses Odontológicas. “São próteses de alta qualidade, muito bem finalizadas e com alta durabilidade”, frisa Jaison.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS