sexta, 29 de março de 2024
Educação
25/04/2023 | 22:05

Itajaí renova parceria com o SENAI para oferta de cursos profissionalizantes

O Município de Itajaí, através da Secretaria de Educação, renovou o convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para oferta de cursos profissionalizantes aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 2.500 estudantes já foram beneficiados com as formações nas áreas de tecnologia, inovação, robótica, eletrônica, entre outras. O contrato de parceria foi assinado na tarde desta terça-feira (25), no Gabinete do Prefeito.
 
Os investimentos do Município com o programa são de aproximadamente R$ 1,5 milhão e vão beneficiar alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O curso de orientação e qualificação profissional iniciou no dia 29 de março e o encerramento está previsto para dezembro deste ano.
 
“Conforme previsto na Meta 6 do Plano Municipal de Itajaí 2012-2024, além da base comum curricular, vamos promover aos nossos alunos atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, além de formação integrada à educação profissional. E essa parceria vem ao encontro disso. A carga horária do curso será praticamente a de uma pós-graduação, com investimentos na ordem de R$ 1,5 mil por mês para cada aluno beneficiado com o programa”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
 
As aulas acontecem duas vezes por semana, no Senai de Itajaí, durante o contraturno escolar do estudante (das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30). A carga horária do curso é de 210 horas e as disciplinas ofertadas vão desde Introdução à Comunicação e Postura Profissional, passando por Mecânica, Robótica, Instalações Elétricas Prediais, até Automação Residencial, Comunicação e Marketing e Jogos Digitais.
 
“Assim como o programa da Escola da Inteligência, que temos implantado na nossa Rede Municipal de Ensino desde 2017, a oferta de cursos profissionalizantes com certeza é mais uma forma de proporcionar aos nossos educandos uma cultura de paz nas escolas. Isso porque, a partir do momento que eles recebem orientações socioemocionais ou estão frequentando essas aulas no contraturno escolar, eles deixam de estar nas ruas e ficam com menos tempo ocioso em frente às telas”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Parceria existe desde 2018
 
Itajaí iniciou essa parceria com o SENAI em 2018 e, desde então, cerca de 2.500 alunos já foram formados. Ao final deste ano, serão 3.470 jovens que terão recebido orientação e conhecimentos técnicos, de acordo com a capacitação de cada área.
 
“Com certeza, lá na frente veremos esses jovens como grandes profissionais. O retorno que recebemos dos alunos e das famílias é muito positivo, então, em nome deles, só temos a agradecer por essa parceria que, com certeza, é uma semente bem plantada na vida dessas pessoas”, finaliza a especialista de mercado do Senai, Rosimeri Matiola.  
 
Fonte: SECOM Itajaí

Crédito Foto: Luciana Leão

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS