sábado, 20 de abril de 2024
Esportes
25/04/2023 | 17:09

Rio do Rastro Marathon 2023 encerra inscrições com 1,5 mil atletas de todas as regiões do Brasil

Subir a sinuosa e famosa Serra do Rio do Rastro, na região Sul de Santa Catarina, será o grande desafio de mais de 1,5 mil atletas nos dias 6 e 7 de maio. A Rio do Rastro Marathon 2023 tem seus participantes confirmados de todas as regiões do Brasil, com 20 estados e o Distrito Federal representados. Nos dois dias do evento esportivo, eles vão percorrer os 1.421 metros de altitude da serra, divididos em provas de 12 km, 25 km e 42 km de corrida e 40 km de ciclismo. 
 
O primeiro dia do evento, 6 de maio, é reservado para as provas de distâncias menores. As corridas de 25 km e 12 km reúnem aproximadamente 62% dos atletas confirmados, a maioria deles nos (25 km ou 12 km). O percurso de 25 km começa na região central da cidade de Lauro Müller e são pouco mais de 1.900 metros de altimetria acumulada até a linha de chegada, no Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. Já o Desafio dos 12 inicia no Mirante 12 e também termina no alto da serra. 
 
No dia seguinte, um domingo, é a vez dos corredores e ciclistas mais resistentes, que juntos somam cerca de 500 inscritos em todo o evento. A prova de bike permite todos os tipos de bicicleta e representa uma chance e tanto para subir a Serra do Rio do Rastro com maior segurança, uma vez que o fluxo de veículos estará bloqueado para a realização do evento. Já os 42 km, que dão nome ao evento, desafia os corredores com mais de 2.600 metros de altimetria no total. O percurso em ambas as modalidades inicia no Paredão de Orleans e vai até o Mirante da Serra do Rio do Rastro. 
 
“Independente do tamanho do desafio e da modalidade que o atleta vai encarar, a Rio do Rastro Marathon é uma imersão na Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais espetaculares do mundo. Nos dois dias de provas, corredores e ciclistas buscam a verdadeira superação para subi-la. Além da grande altimetria, outro fator que amplifica o sentimento de conquista é a variação de clima e temperatura que é peculiar da serra”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, empresa que organiza o evento em parceria com a Sports Do. 
 
Desafios especiais
A Rio do Rastro Marathon tem ainda desafios especiais aos corredores. O maior deles é a Missão dos Guardiões. Nele, os atletas precisam completar tanto a prova de 25 km no sábado como também os 42 km no dia seguinte. Subir duas vezes consecutivas a Serra do Rio do Rastro, correndo um total de 67 km em dois dias, dá ao atleta a medalha especial de Missão dos Guardiões da Serra. 
 
Outro desafio é de um trecho específico na prova de 42 km. Depois de percorrerem 35 km, os atletas têm pela frente o Desafio 7k da Santa. No trecho mais íngreme, na última parte do percurso, os corredores buscam fôlego e força extras para serem os mais rápidos pelos últimos 7 km que levam ao portal de chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro. 
 
A realização da Rio do Rastro Marathon é realizada pela Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, e organizada pela Corre Brasil Marketing Esportivo e Sports Do Marketing e Eventos. O evento tem patrocínio de Diklatex, Creora Regen, Orquídea, Unifique, Free Force e Mili, e apoio institucional da Prefeitura de Orleans, Prefeitura de Lauro Müller e da Prefeitura de Bom Jardim da Serra. 
 
Sobre a Corre Brasil
Com mais de 15 anos de experiência em corridas de rua, a Corre Brasil é referência no segmento no Brasil e a maior de Santa Catarina, reconhecida pela excelência em organização, segurança e atendimento aos atletas em seus eventos. A empresa tem as melhores e mais desejadas provas do Sul do Brasil. 
 
Sobre a Sports Do
A Sports Do Marketing e Eventos existe desde 2003 e é reconhecida principalmente pelas provas de trail run. A empresa é organizadora das provas da franquia Mountain Do, pioneira em corrida trail no Brasil. Em quase 20 anos de história já realizou eventos esportivos também em outros quatro países, da América Latina e no continente africano. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS