sábado, 20 de abril de 2024
Esportes
21/04/2023 | 10:20

Equipe americana 11th Hour Racing vence a SEMASA In-Port Race em Itajaí

A equipe 11th Hour Racing (EUA) venceu a SEMASA In-Port Race de Itajaí nesta sexta-feira (21) após liderar a prova de ponta a ponta. Com ventos leves, de aproximadamente 8 nós, os times deram duas voltas na pista para concluir a regata. Completaram o pódio, as equipes Biotherm (FRA) e Malizia (ALE) em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
"É um bom dia para nossa equipe aqui em Itajaí", disse o capitão da 11ª Hora Racing Team, Charlie Enright, após retornar da prova. "Todo o crédito para a equipe. Eu apenas ligo o barco e o resto da equipe faz o trabalho duro", completou.
 
 
Enquanto a disputa pelo primeiro lugar foi tranquila para a 11th Hour Racing, que está no topo da In-Port Race Series, o segundo e terceiro lugares tiveram reviravoltas durante a prova. A equipe Holcim-PRB (SUI), que começou a disputa na segunda posição, acabou em quarto lugar.
 
Na segunda volta da SEMASA In-Port Race, a equipe francesa Biotherm conseguiu uma rajada de vento mais forte, ultrapassou o barco Holcim-PRB e assumiu a segunda posição. No entanto, a maior reviravolta veio no final, com o Malizia saindo de último para o terceiro lugar. Os alemães adotaram uma estratégia diferente e souberam aproveitar um erro da equipe do capitão Kevin Escoffier na reta final.
 
Com isso, as equipes Holcim-PRB e Guyot environnement (FRA/ALE) terminaram a In-Port em quarto e quinto lugar, respectivamente.
 
A bordo da equipe Guyot, o servidor do SEMASA, Rodrigo Vieira, teve a oportunidade de velejar em um IMOCA da The Ocean Race pela primeira vez. “Eu vivo a vela há muito tempo. Não é a realização de um sonho, porque eu nunca tinha sonhado com isso. Foi muito melhor que um sonho. A equipe realmente introduziu a gente para fazer parte com eles de tudo o que aconteceu. Para mim é indiferente a posição que a equipe ficou, eu ganhei o primeiro lugar. A experiência foi fantástica”, ressaltou Vieira.
 
 
Público prestigiou a prova
 
Um grande público prestigiou a SEMASA In-Port Race nesta sexta. Além dos visitantes que acompanharam as saídas e chegadas no píer da Vila da Regata, diversas pessoas marcaram presença nos Molhes Barra para ver os veleiros. Dezenas de embarcações ainda assistiram a prova em alto mar.
 
“Tivemos um bom público prestigiando o evento desta sexta-feira na Vila da Regata, nos molhes e em alto mar. Queremos convidar a todos para que acompanhem a largada no domingo, quando teremos um grande espetáculo para a população”, enfatizou o secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.
 
 
Quem esteve na Vila da Regata nesta sexta se emocionou com a saída dos velejadores. “Eu vim de Florianópolis com alguns amigos e deu tempo de assistir à largada da regata. Fui muito emocionante e divertido, inclusive o desfile. Aproveitamos também as oportunidades e os eventos que a The Ocean Race tem a oferecer”, disse a turista Janini Triska.
 
Para Fernanda Henriques Appolinario, de Minas Gerais, estar na Vila da Regata de Itajaí foi uma experiência diferente. “Na verdade eu não sabia nada da The Ocean Race e ver assim de perto os veleiros, o pouco espaço que eles têm para trabalhar, é muito interessante. Achei os barcos visualmente muito lindos, é uma experiência ótima”, destacou.
 
 
In Port Race Itajaí - Resultados e pontos:
 
1. 11th Hour Racing Team (EUA), 5 pontos
2. Biotherm (FRA), 4 pontos
3. Team Malizia (ALE), 3 pontos
4. Team Holcim-PRB (SUI), 2 pontos
5. Guyot Environnement - Team Europe (FRA/ALE), 1 ponto
 
Fotos: Marcos Porto e The Ocean Race.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS