quinta, 28 de março de 2024
Economia
31/03/2023 | 18:12

Porto de Itajaí recebe 15ª atracação de navio Roll On Roll Off

O Porto de Itajaí recebeu sua 15ª atracação de navio na modalidade Roll On Roll Off, nesta sexta-feira (31), com a embarcação "CALIFORNIA HIGHWAY”. 
 
O navio atracou no berço 02 da APMT (área A – arrendada), trazendo a bordo 259 veículos importados da montadora alemã BMW.
 
A operação de desembarque dos veículos foi realizada pela SC Portos. De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT/SPI), o peso total dos veículos que foram transportados neste desembarque foi de 419,588 toneladas. 
 
Com procedência do Porto de Paranaguá (PR), e bandeira Panamenha, a embarcação possui 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de boca (largura). Ao desatracar e após encerrar todos os desembarques dos veículos, seguirá destino marítimo ao porto de Delta Dock, localizado na Argentina. 
 
“Encerramos o mês de março com o desembarque de 259 veículos da montadora alemã BMW no início desta tarde, sendo a segunda atracação mensal com navio desta modalidade, no Porto de Itajaí. É através deste tipo de operação, que também podemos comprovar a competência da Gestão Portuária Pública e Municipal de Itajaí, o qual destaca-se no setor logístico entre os demais portos nacionais. Teremos ainda mais navios Roll on Roll off nas próximas semanas, e demais embarcações com cargas”, informa Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.
 
A última atracação deste modal ocorreu no início deste mês, 16, com o navio Eurasian Highway, trazendo a bordo 1.027 veículos das montadoras BMW e General Motors (GM).
 
A soma das 15 atracações, que iniciaram em 16 de março de 2022, totalizou até o momento, 11.102 veículos desembarcados, e 20.650 mil toneladas movimentadas no Porto de Itajaí.
 
“Durante mês de março, o Porto de Itajaí realizou duas operações na modalidade Roll On Roll Off. Esta operação reforça a economia local e de Santa Catarina, na qual, é possível através de um trabalho realizado em equipe com extrema eficiência e capacitação da Autoridade Portuária Pública e Municipal. Essa operação coopera de forma expressiva na economia regional, estadual e também no âmbito nacional. O sucesso do Porto de Itajaí é reflexo de um trabalho em equipe, desenvolvido com muita responsabilidade”, conclui o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
Após o desembarque dos veículos, o procedimento consiste na deslocação dos veículos para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde acontecem a devida vistoria.
 
Posteriormente, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, sendo destinados para outras cidades e estados do Brasil.
 
Mais informações:
Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.
*Texto: Bianca Luca - Estagiária SECOM/SPI (47) 3341-8095.
*Fotos: George Henrique M. Pereira – Inspetor de Segurança (COSEG/SPI) e Bianca Luca – Estagiária (SECOM/SPI).
Autor: Luciano Sens
 
Fonte: Porto de Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS